Na manhã desta sexta-feira (11), a rotina de moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro foi novamente interrompida por uma ação violenta que afetou diretamente o transporte público. De acordo com informações da Rio Ônibus, oito coletivos foram sequestrados e utilizados como barricadas na Rua Clarimundo de Melo, entre os bairros Quintino e Piedade.
O bloqueio ocorreu na altura da Rua Assis Carneiro, segundo o Centro de Operações Rio (COR). Policiais militares atuaram no local e conseguiram liberar a via, permanecendo na região para reforçar o policiamento.
Esta é a segunda ocorrência semelhante em dois dias. Na quinta-feira (10), sete ônibus foram sequestrados e usados para interditar vias na Pavuna e na Linha Amarela, nas proximidades do Complexo da Maré. Com os casos registrados nesta sexta, o número de coletivos sequestrados em 2025 já chega a 57.
A manifestação desta manhã também envolveu um caminhão e até lixeiras, utilizadas para obstruir a passagem de veículos. Nas redes sociais, circulam vídeos que mostram os bloqueios improvisados, gerando temor entre motoristas e passageiros.
Linhas afetadas
A Rio Ônibus informou que 11 linhas estão com operação prejudicada na região dos bairros afetados. Entre elas:
- 353 (Gardênia Azul x Terminal Gentileza)
- 363 (Vila Valqueire x Candelária)
- 383 (Realengo x Praça da República)
- 607 (Cascadura x Rio Comprido)
- 636 (Merck x Saens Peña)
- 651 (Cascadura x Méier)
- 652 (Cascadura x Méier)
- 653 (Terminal Deodoro x Méier)
- 685 (Irajá x Méier)
- SVA685 / SVB685 (Irajá x Méier)
Entre os coletivos utilizados como barricadas nesta sexta, estão veículos das linhas 607, 353, 363, 383, 685 e 652.
PM nega confronto
Em nota, a Polícia Militar informou que agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) foram acionados para conter um protesto na região. Segundo a corporação, o grupo de manifestantes foi dispersado sem registro de confronto, e não havia operações em curso na área no momento da ação.
Ainda não se sabe o motivo da manifestação.
Apelo por segurança
A Rio Ônibus voltou a cobrar medidas urgentes das autoridades:
“Mais uma vez reiteramos o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca”, diz a nota da entidade.
Rota alternativa
O COR orienta motoristas que evitem a região e sigam por rotas alternativas:
- Para Cascadura: Rua Manoel Vitorino, Elias da Silva e Nerval de Gouveia
- Para o Engenho de Dentro: Avenida Ernani Cardoso, Viaduto de Cascadura, Avenida Dom Hélder Câmara, Rua da Pedreira e Rua Goiás
As autoridades seguem monitorando a situação e investigam os responsáveis pelas ações. Enquanto isso, passageiros enfrentam incertezas e medo em mais um dia de tensão no transporte público da cidade.
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.