O transporte coletivo de Aparecida de Goiânia, Goiás, ganha um importante reforço nesta quarta-feira (16) com a entrega de 74 novos ônibus adquiridos pelo Governo de Goiás. O investimento, que totaliza R$ 62 milhões, integra o projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), que prevê a renovação completa da frota até 2026.
A cerimônia de entrega será realizada às 8 horas, na Cidade Administrativa Maguito Vilela, com a presença do vice-governador Daniel Vilela — que representa o governador Ronaldo Caiado —, além do prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e outras autoridades estaduais e municipais.






Dos 74 veículos, 60 pertencem à concessionária Rápido Araguaia e 14 à Cootego (Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás). A nova frota começará a operar gradualmente ainda neste mês de abril.
A carroceria escolhida pelas empresas é o Marcopolo Torino, estão equipados com chassi Mercedes-Benz OF-1721L/59 BlueTec 6, equipados com motor MB OM 924 LA de 4,8 litros, que entrega 208 cv de potência a 2.200 rpm e 700 Nm de torque entre 1.200 e 1.600 rpm. Além disso, os veículos possuem transmissão manual MB G 71-6 e suspensão pneumática, proporcionando mais conforto aos passageiros.
“Transporte público de qualidade é sinônimo de dignidade, inclusão e desenvolvimento. Estamos construindo, junto com as prefeituras, uma nova realidade para a mobilidade urbana, com mais eficiência, sustentabilidade e respeito ao cidadão”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela, destacando o impacto social da renovação da frota.











Além da eficiência ambiental, os veículos oferecem mais conforto e segurança, com ar-condicionado, tomadas USB, bloqueador de portas, campainhas sem fio, sistema de monitoramento por GPRS e câmeras com reconhecimento facial integradas à Central de Segurança da Secretaria de Segurança Pública.
“Mesmo com desafios financeiros, estamos honrando o compromisso com o subsídio ao transporte. Essa renovação é uma conquista para Aparecida e um reflexo da força dessa união com o governo estadual.”, ressaltou o prefeito Leandro Vilela.
A entrega dos ônibus é uma das ações do Nova RMTC, que também contempla a reforma dos terminais e estações do Eixo Anhanguera e do BRT Norte-Sul, a substituição de mais de 7 mil abrigos de parada e a incorporação de ônibus elétricos e a biometano à frota, que deve chegar a 1,5 mil veículos até 2026.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, reforçou o objetivo do programa: “Oferecer um transporte público mais rápido, seguro e confortável para quem depende desse serviço todos os dias”.
A última grande renovação da frota metropolitana havia ocorrido em 2008. Com os novos veículos, o governo avança na transformação da mobilidade urbana na capital e região metropolitana.
Imagens: Carlos Junior
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.