Rápido Araguaia segue recebendo novos ônibus zero quilômetro para a Região Metropolitana de Goiânia

Quatro unidades foram flagradas em Minas Gerais, à caminho da sede da empresa, após saírem da unidade da Marcopolo em São Mateus (ES).
Image

A Rápido Araguaia, integrande do Consórcio RMTC, entidade responsável pela acessibilidade e mobilidade urbana do transporte coletivo nos 18 municípios da região metropolitana e, hoje, a maior empresa de transporte coletivo urbano de passageiros de Goiânia, está recebendo mais do modelo urbano Torino S, seguindo o planejamento de renovação total da frota até 2026.

A carroceria escolhida pela empresa, o Marcopolo Torino S, produzido pela Marcopolo na unidade de São Mateus, no Espírito Santo, estão montados sob o chassi Mercedes-Benz OF-1721L/59 BlueTec 6, equipados com motor MB OM 924 LA de 4,8 litros, que entrega 208 cv de potência a 2.200 rpm e 700 Nm de torque entre 1.200 e 1.600 rpm. Além disso, os veículos possuem transmissão manual MB G 71-6 e suspensão pneumática, proporcionando mais conforto aos passageiros.

Além da eficiência ambiental, pois são veículos que atendem a norma Proconve P8, também conhecida como Euro 6, que reduz emissão de poluentes, os veículos oferecem mais conforto e segurança, com sistema de ar-condicionado, tomadas USB, bloqueador de portas, campainhas sem fio, sistema de monitoramento por GPRS e câmeras com reconhecimento facial integradas à Central de Segurança da Secretaria de Segurança Pública.

Os novos ônibus contam com piso emborrachado, com 32 poltronas em plático injetável, além da área reservada para fixação da cadeira de rodas, que também possui um assento, que é escamoteável. Os veículos não possuem posto para cobrador e é dotado de três portas, sendo o embarque pela porta dianteira e o desembarque pela traseira e central, no entre-eixos, onde está localizado a plataforma elevatória do tipo escada.

Além da plataforma de acessibilidade utilizada para embarque e desembarque de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, o veículo também conta com balaústres táteis, botoeira com escrita em braile, e seis poltronas reservadas para uso de pessoas com deficiência, gestantes e idoso.

Devido a adoção do sistema de ar-condicionado, os novos ônibus possuem vidros colados, somente com ventarolas que são travadas por um sistema pneumático, impossibilitando a abertura ou o vandalismo por parte de passageiros inconvenientes.

Imagens: Rafael Wan Der Maas e Ilustrativa/Carlos Junior

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Compartilhe

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.