A Viação Dedo de Deus, operadora do transporte público municipal de Teresópolis, na região serrana fluminense, está recebendo cinco unidades do modelo urbano Apache VIP V, produzido pela encarroçadora Caio na unidade de Botucatu, São Paulo.
As cinco unidades começaram a chegar nesta semana para a empresa, contam com capacidade para transportar 68 passageiros, sendo 34 em poltronas estofadas, do tipo rodoviária, e 32 passageiros em pé. São modelos com duas portas, sendo a dianteira para embarque e a traseira para desembarque, onde está localizado a plataforma elevatória do tipo escada, para realiar o embarque e desembarque de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.



A carroceira Apache VIP V está montada sob o chassi OF-1619/52 4×2 BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que utiliza o motor OM 924 LA de 4,8 litros e entrega potência máxima de 185 cv (136kW) a 2.200 rpm e 700 Nm (71,4 mkgf) de torque entre 1.200 e 1.600 rpm.
As unidades atendem as normas de redução da emissão de poluentes Proconve P-8/Euro 6 e além da plataforma elevatória, da marca Foca, também contam com balaústres táteis, botoeiras com acionamento wireless e inscrições em braile, poltronas reservadas para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e obesos, e área reservada para fixação de cadeira de rodas, com assento escamoteável para transporte de deficientes visuais acompanhados de cão guia.

No acabamento do VIP V, a empresa optou por utilizar piso taraflex emborrachado, iluminação Full LED, janelas do tipo rodoviária de duas folhas e equipou o veículo com quatro paineis de LED na cor âmba, para melhor visualização dos passageiros nos dias de chuva e em áreas de baixa iluminação à noite.
Agora a empresa aguarda a chegada de todas as unidades encomendadas para dar início ao processo de emplacamento, registro junto ao órgão fiscalizador do município e instalação de equipamentos e sistemas internos, para em breve poder atender as linhas de Teresópolis (RJ).
Imagens: Rodrigo Gomes
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.