O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para atender ao público que vai assistir aos jogos no estádio Nilton Santos (Engenhão) e no Maracanã, nesta semana. As medidas incluem extensão de horário para embarque, reforço na segurança e orientações específicas sobre o desembarque para facilitar o acesso aos estádios.
Na terça-feira (27/05), às 21h30, o Botafogo recebe a Universidad de Chile, pela Copa Libertadores, no Engenhão. Para o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h da madrugada. O embarque será exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil), enquanto as demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, permanecendo abertas apenas para desembarque após esse horário.
Para quem for ao jogo no Engenhão, a recomendação do MetrôRio é que o público antecipe a ida e desembarque na estação Central do Brasil/Centro, onde é possível integrar com o serviço de trens urbanos da SuperVia, que segue até o estádio.

Na volta, os torcedores poderão embarcar na Central com destino às linhas 1 e 4, sentido Uruguai/Tijuca ou Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Para quem utiliza a linha 2, os trens seguirão da Central até a Pavuna. Importante: neste dia, não haverá integração metro-ferroviária nas estações Maracanã e São Cristóvão — a conexão com a SuperVia será feita apenas na Central.
Jogos no Maracanã
Na quarta-feira (28/05), o Flamengo enfrenta o Deportivo Táchira, da Venezuela, também às 21h30, pela Copa Libertadores. Já na quinta-feira (29/05), o Fluminense recebe o Once Caldas, da Colômbia, no mesmo horário, pela Copa Sul-Americana.
Para facilitar o retorno após os dois jogos no Maracanã, o MetrôRio vai estender o horário de embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão por 1 hora após o fim das partidas, até 0h30. A concessionária também reforçará o efetivo de segurança e de operadores, especialmente nas estações próximas ao estádio.
A orientação aos torcedores é que se programem com antecedência, verificando qual estação é mais próxima ao setor de seus ingressos. Para quem acessará os portões A, B e C (setores Oeste e Sul), o desembarque recomendado é na estação Maracanã (linha 2). Já os portadores de bilhetes para os portões D, E e F (setores Leste e Norte) devem desembarcar na estação São Cristóvão (linha 2).
Operação do sistema metroviário
Durante os três dias (27, 28 e 29/05), a linha 2 vai operar no trajeto Pavuna-Botafogo, permitindo a transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
O MetrôRio orienta que os passageiros utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência, para evitar filas. A concessionária também recomenda o uso do aplicativo oficial, que oferece informações em tempo real sobre a operação das linhas 1, 2 e 4.
Serviço: horários especiais do metrô
Terça-feira (27/05):
- Funcionamento das 5h à meia-noite.
- Extensão de embarque até 1h na estação Central do Brasil/Centro (acesso A).
- Demais estações abertas apenas para desembarque após meia-noite.
Quarta-feira (28/05) e Quinta-feira (29/05):
- Funcionamento das 5h à meia-noite.
- Extensão de embarque até 0h30 nas estações Maracanã e São Cristóvão.
- Demais estações abertas apenas para desembarque após meia-noite.
Transferência entre linhas:
- Em todos os dias, a integração entre as linhas 1 e 2 será feita no trecho entre Central do Brasil/Centro e Botafogo.
Os ajustes operacionais visam garantir segurança e comodidade para quem vai acompanhar os jogos, além de manter o fluxo regular do transporte na cidade.
Imagem Divulgação MetrôRio
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.