IVECO BUS apresenta modelo a gás com desempenho equivalente ao diesel e foco na descarbonização do transporte urbano

Com motor dianteiro, até 9 cilindros de armazenamento e autonomia de 350 km, o IVECO BUS 17-210 G será exibido na Modal Expo pela ES Gás como solução viável e sustentável para cidades brasileiras
IVECO BUS

A IVECO BUS, marca do Iveco Group, apresenta durante a Modal Expo, que ocorre de 3 a 5 de junho no Pavilhão de Carapina, em Serra (ES), o chassi BUS 17-210 G, uma solução voltada à descarbonização do transporte urbano no Brasil e América Latina. A exibição é promovida em parceria com a ES Gás, distribuidora responsável pela rede de gás canalizado no Espírito Santo.

O modelo, que se destaca pelo motor dianteiro e capacidade de armazenar até 9 cilindros de gás, oferece uma autonomia de até 350 km e desempenho equivalente ao diesel, assegurando robustez e rendimento para operações metropolitanas. Equipado com o motor FPT N60 CNG de 210 cv e torque de 760 Nm, o BUS 17-210 G garante potência e eficiência com menores emissões.

Segundo a IVECO BUS, o chassi permite a redução de até 95% das emissões de CO₂ quando abastecido com biometano, além de gerar economia de até 40% em custos de combustível em relação ao diesel. Outras vantagens incluem a redução de 90% nas emissões de NO₂ e abastecimento rápido, em cerca de 20 minutos.

A participação da IVECO BUS na Modal Expo inclui também o painel “Além da Teoria: Como os motores a gás estão conduzindo a transição energética no Brasil”, nesta quarta-feira (4), onde serão debatidos os benefícios do modelo e o papel estratégico do gás natural e biometano na mobilidade urbana sustentável.

De acordo com Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, o potencial de utilização do gás natural na região, aliado à infraestrutura já existente, torna o ônibus a gás uma alternativa viável para o transporte público. “A ampliação dos chamados corredores verdes no Brasil posiciona o ônibus movido a gás como uma opção interessante para as metas de descarbonização”, destaca.

O modelo está em fase de validação para o mercado brasileiro e, segundo Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS, o chassi foi concebido para oferecer um Custo Total de Propriedade (TCO) competitivo. “Com autonomia adequada, alta capacidade de armazenamento e abastecimento rápido, o BUS 17-210 G é uma solução factível para diferentes rotas e perfis de frota”, afirma.

Entre as cidades já atendidas pela rede de gás canalizado da ES Gás no Espírito Santo estão Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz e Colatina.

Imagem: Divulgação IVECO BUS

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Compartilhe

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.