O tradicional bonde de Santa Teresa, cartão-postal do Rio de Janeiro, completou 129 anos no dia 1º de setembro com um motivo extra para comemorar: o aumento de 30% no número de passageiros transportados em 2025. Entre janeiro e agosto deste ano, foram 473.456 embarques, contra 357.953 no mesmo período de 2024.
Obras de revitalização e retorno de ramal histórico
O crescimento da procura é resultado direto das obras de modernização conduzidas pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), por meio da Central Logística, além da retomada do ramal Paula Mattos, que voltou a operar após mais de uma década fora de circulação.

O impacto foi imediato: em julho, o sistema bateu recorde recente, com 3.441 embarques em um único dia.
Integração com o trem do Corcovado
As obras também avançam no ramal Silvestre, que vai integrar os bondes de Santa Teresa a outro símbolo turístico do Rio: o trem do Corcovado. Segundo a Setram, 100% da rede aérea já foi renovada e 80% da via permanente está concluída.Quando finalizadas, as intervenções permitirão que o sistema volte a operar em todo o trajeto original, ampliando a mobilidade e beneficiando diretamente cerca de 40 mil pessoas.

Investimento e preservação histórica
Ao todo, foram investidos R$ 70 milhões na recuperação dos bondes, um dos ícones culturais e turísticos mais importantes do Rio de Janeiro. Mais do que um meio de transporte, o bonde de Santa Teresa é símbolo de memória, identidade e pertencimento para moradores e visitantes.
Imagens: Thiago Freitas/SETRAM
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.














