BYD entrega novos ônibus elétricos D9W em São Paulo e reforça avanço da mobilidade limpa

Nove veículos com carroceria Caio passam a integrar a frota municipal; cidade já é referência nacional em eletromobilidade no transporte coletivo
BYD

A capital paulista deu mais um passo rumo à mobilidade sustentável. Nesta segunda-feira (22), a BYD realizou a entrega de nove ônibus 100% elétricos modelo D9W para a cidade de São Paulo. A cerimônia aconteceu na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes.

Dos novos veículos, oito serão operados pela Norte Buss e um pela Viação Gato Preto, todos com carroceria Caio. Produzidos na unidade da BYD em Campinas (SP), os ônibus reforçam o compromisso do município em reduzir as emissões e oferecer um transporte coletivo mais moderno, confortável e eficiente.

Mobilidade sustentável em destaque

De acordo com Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD no Brasil, o avanço da eletromobilidade depende da integração de diversos atores:

“A entrega de hoje simboliza não apenas um avanço tecnológico, mas também uma mudança estrutural na forma como as cidades pensam o transporte coletivo. São Paulo está na vanguarda da eletrificação de frota e os ônibus elétricos da BYD, produzidos em Campinas, unem eficiência, economia e sustentabilidade, gerando benefícios diretos para a população e para o meio ambiente”, destacou.

O prefeito Ricardo Nunes também reforçou a relevância da iniciativa:

“A entrega de mais 100 ônibus elétricos para a cidade representa um avanço muito grande, pois 64% do dióxido de carbono emitido em São Paulo vem dos 7 milhões de carros e 1,3 milhão de motos que circulam diariamente e, além disso, 55% são provenientes dos ônibus.”

Tecnologia e eficiência do BYD D9W

Com 12,98 metros de comprimento, o modelo D9W oferece autonomia de até 250 km, capacidade para 80 passageiros e tempo de recarga de apenas 2 a 3 horas em tomada de 380V.

BYD

Entre os diferenciais, o veículo proporciona redução de até 70% nos custos operacionais em comparação com modelos a diesel, além de recursos como freios regenerativos, suspensão pneumática e design Low Entry, que garantem eficiência energética, acessibilidade e maior conforto.

Cada chassi evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de 847 árvores, e tem vida útil de até 15 anos, superando a média de 10 anos dos ônibus movidos a diesel.

BYD no Brasil

Com mais de uma década de presença no país, a BYD mantém operações em Campinas (SP), onde monta chassis, e em Manaus (AM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Em 2024, a companhia iniciou a construção do Complexo de Camaçari (BA), que será o maior centro fabril da empresa fora da Ásia.

BYD

Além da atuação no transporte rodoviário e urbano, a empresa também é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17–Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Líder global em veículos elétricos e híbridos plug-in, a BYD é signatária do Pacto Global da ONU e integra o Acordo Ambiental São Paulo, reafirmando seu compromisso com a mitigação das mudanças climáticas.

Imagens: Divulgação BYD

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Compartilhe