A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da MOBI-Rio, inaugurou no domingo (28/09) a nova garagem do BRT em Paciência, na Zona Oeste. Esta é a quinta garagem exclusiva do sistema, somando-se às já existentes em Ramos, Cascadura, Curicica e Deodoro.
A nova estrutura, localizada na Avenida Cesário de Melo, ocupa uma área de 70.346 m² e recebeu investimento de R$ 34 milhões. O espaço tem capacidade para estacionar, abastecer, lavar e realizar manutenção preventiva e corretiva em 307 ônibus, sendo 183 articulados e 124 padrons.
Gestão municipal do sistema
O prefeito Eduardo Paes destacou que a mudança estrutural do sistema inclui o fato de as garagens pertencerem ao município, e não mais a empresas privadas:
“Isso nos dá um poder maior de negociação sobre o sistema de transporte. A rejeição ao BRT, que chegava a 80 ou 90%, se inverteu. Hoje, 95% dos usuários estão satisfeitos com o serviço da MOBI-Rio”, afirmou.
Estrutura estratégica
A garagem de Paciência terá papel central na operação da Transoeste, corredor que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande e transporta, em média, 237 mil passageiros por dia útil, sendo o mais movimentado do sistema.
A secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio, ressaltou a importância da manutenção:
“Essa é a maior garagem do sistema, onde fazemos abastecimento, lavagem, manutenção e pintura. E é a boa manutenção que garante um serviço de qualidade por muitos anos”.
No total, 150 funcionários atuam diretamente na unidade, enquanto cerca de 1.000 motoristas se deslocam diariamente para iniciar as viagens.
Sustentabilidade e inovação
O espaço conta ainda com um Separador de Água e Óleo (SAO) de 55m³, que permite reaproveitar 63% da água captada para a pré-lavagem dos ônibus, contribuindo para práticas mais sustentáveis.
Requalificação do BRT
Desde que a Prefeitura assumiu a gestão do sistema em 2021, foram realizadas diversas ações de requalificação:
- Renovação total da frota, que hoje soma 731 ônibus;
- Reforma das 120 estações existentes;
- Recuperação do pavimento da Transoeste;
- Entrega do corredor Transbrasil com 17 estações;
- Transformação de quatro estações em terminais (Magarça, Pingo D’Água, Mato Alto e Curral Falso).
Essas medidas resultaram no crescimento da demanda: a média diária de passageiros passou de 150 mil em 2021 para 530 mil atualmente, consolidando a recuperação da confiança dos cariocas no sistema BRT.
Imagem: Divulgação Prefeitura do Rio
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.













