Estudantes de Salvador terão transporte gratuito nos dois domingos de Enem

Estudantes de Salvador terão transporte gratuito nos dois domingos do Enem. Benefício vale para ônibus, BRT e STEC mediante uso do cartão Salvador Card estudantil.
Image

Os estudantes de Salvador que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dois domingos — 9 e 16 de novembro — poderão contar com passagem gratuita nos ônibus da capital baiana. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (7) pelo prefeito Bruno Reis e resulta de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Para usufruir do benefício, o estudante deverá utilizar o cartão Salvador Card de meia passagem estudantil no período das 10h às 20h. A gratuidade será válida para ônibus regulares, o BRT de Salvador e o Sistema de Transporte Complementar (STEC).

Benefício garante inclusão e tranquilidade

O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que a iniciativa busca garantir mais tranquilidade e equidade aos participantes.

“Essa é uma política pública de inclusão social para a juventude de nossa cidade”, afirmou.

Souza reforçou que o benefício só será concedido a estudantes com cartão estudantil ativo, sem necessidade de apresentar o comprovante de inscrição no exame.

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, ressaltou o impacto social da medida:

“A gratuidade para os alunos que vão fazer o Enem é mais uma política pública que vem se efetivando no município de Salvador, dando todo o apoio necessário, econômico e psicossocial. Isso tranquiliza as famílias e permite que os estudantes se concentrem na prova que pode mudar suas vidas.”

Operação especial de transporte

Além da gratuidade, a Semob preparou uma operação especial para os dias de aplicação das provas. Serão 143 ônibus extras distribuídos em 72 linhas e 21 terminais, entre eles Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras.

“Estamos fazendo todo o possível para que os estudantes possam chegar aos locais de prova com conforto e tranquilidade. Reforçamos que todos saiam de casa com antecedência para evitar atrasos”, orientou Pablo Souza.

Imagem: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Avatar de Josivandro Avelar

Sair da versão mobile