A TIC Trens assume nesta quarta-feira (26) a operação e manutenção da Linha 7–Rubi, corredor ferroviário que conecta Palmeiras-Barra Funda a Jundiaí, marcando o início formal da concessão de 30 anos do sistema. A partir de agora, a concessionária será responsável pela rotina operacional, modernização das 17 estações e implantação de dois importantes serviços previstos para o estado: o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, com início previsto para 2031, e o Trem Intermetropolitano (TIM), programado para começar a operar em 2029.

O contrato prevê investimentos de R$ 14,2 bilhões, com impacto direto em 15 milhões de pessoas distribuídas por 11 municípios, além da geração estimada de 10,5 mil empregos diretos e indiretos. Com 57 km de extensão, a Linha 7 será a base operacional dos novos serviços, que irão compartilhar a mesma infraestrutura ferroviária.
Modernização das estações começa em maio de 2026
A reformulação estrutural prevista para 2026 será essencial para integrar a Linha 7 ao futuro TIC São Paulo–Campinas e ao TIM Jundiaí–Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. Atualmente, a linha transporta cerca de 400 mil passageiros por dia e é a única ligação ferroviária direta entre capital e interior paulista.

As estações que compõem o corredor são: Palmeiras–Barra Funda, Água Branca, Lapa, Piqueri, Pirituba, Vila Clarice, Vila Aurora, Jaraguá, Perus, Caieiras, Franco da Rocha, Baltazar Fidélis, Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.
A frota disponível inclui 30 trens de 8 carros da série 9500, que passam a operar sob gestão da concessionária.
Veículos, trilhos e manutenção
Para o início da operação, a TIC Trens já adquiriu 21 mil dormentes e 10 km de trilhos que serão instalados entre dezembro de 2025 e novembro de 2026.

Os primeiros 6 veículos de manutenção importados da China já estão no Brasil, somando-se a uma frota de mais de 40 unidades nacionais adquiridas desde a assinatura da concessão. Entre os equipamentos estão:
- Esmerilhadora de trilhos
- Caminhonetes rodoferroviárias
- Empilhadeiras rodoviárias
- Caminhões multifuncionais
- Retroescavadeiras
- Pá carregadeira
Além disso, 4 viaturas médicas e 8 motocicletas operacionais já estão disponíveis para atendimento emergencial e suporte de rotina.
Nova identidade visual
A Linha 7–Rubi ganhará uma nova comunicação visual interna e externa, com azul, laranja e vermelho escuro como cores oficiais. A frota receberá nova padronização até o 1º semestre de 2027, incluindo alças pega-mão em dois tamanhos e nova sinalização interna.

Programação gratuita nas estações
Além das ações operacionais, a TIC Trens confirma uma agenda permanente de saúde, bem-estar, cultura e educação com atividades previstas até 2026 — incluindo atendimento psicológico, oficinas interativas e audiolivros gratuitos.
Imagens: Divulgação TIC Trens












