BRT do Rio de Janeiro começa a receber 50 novos ônibus superarticulados Marcopolo Viale Express

Veículos reforçam corredores expressos e ampliam capacidade, conforto e segurança no transporte público municipal
Image

O sistema BRT do Rio de Janeiro está recebendo 50 novos ônibus superarticulados Marcopolo Viale Express, que passam a operar nos corredores expressos Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil. A incorporação dos veículos faz parte do processo de modernização do transporte público municipal conduzido pela Mobi-Rio.

Rio de Janeiro

Os novos ônibus chegam equipados com uma série de tecnologias voltadas à segurança operacional e à melhoria da experiência do passageiro. Entre os destaques estão o circuito fechado de TV, que permite ao motorista visualizar em tempo real as imagens internas do salão, sistema de aviso de próxima parada com recursos audiovisuais, sensores de segurança que impedem o deslocamento do veículo com portas abertas ou mal fechadas, além de botão de pânico na cabine, câmera de marcha à ré e painel digital com indicação de velocidade.

Design moderno e maior capacidade

Os Marcopolo Viale Express apresentam um novo visual, com design marcante e identidade visual alinhada ao DNA da Marcopolo. O modelo incorpora Luz de Posição Diurna (DRL) no conjunto óptico dianteiro, aumentando a visibilidade do veículo durante o dia sem a necessidade de acionamento do farol baixo.

Rio de Janeiro

Com cerca de 23 metros de comprimento, os ônibus são montados sobre o chassi Mercedes-Benz O 500 MDA Euro 6 e têm capacidade para transportar até 181 passageiros, sendo 123 em pé e 58 sentados, em poltronas City Confort, com apoio de cabeça e tomadas USB para recarga de dispositivos móveis.

Tecnologia e acessibilidade dos novos BRT’s do Rio de Janeiro

Projetados para sistemas de alta demanda, os novos veículos contam com sistema de comunicação do motorista com os passageiros, por meio de microfone na cabine — similar ao utilizado no metrô —, aviso sonoro de fechamento das portas e iluminação interna com cromoterapia, que contribui para um ambiente mais agradável durante a viagem.

3ae88521 e5ea 48a1 8ea1 74257d769356

Os ônibus também são totalmente acessíveis, com rampa de acesso junto às portas de embarque, além de cabine segregada para o motorista, garantindo maior segurança operacional. Sensores de aproximação facilitam o alinhamento do veículo às plataformas das estações do BRT, otimizando o embarque e desembarque.

Desempenho operacional

Equipados com o chassi Mercedes-Benz O 500 MDA 3738 8×2 BlueTec 6, os superarticulados utilizam o motor OM 460 LA, de 12,8 litros e 381 cv de potência, associado ao câmbio VOITH DIWA 6 D884.6, de quatro marchas, com retarder incorporado. O conjunto garante melhor desempenho, eficiência energética e redução de emissões de poluentes, atendendo às normas ambientais mais recentes.

Reconhecida nacionalmente, a carroceria Marcopolo Viale Express é amplamente utilizada em sistemas BRT e corredores de alta capacidade. O projeto prioriza portas amplas e layout interno otimizado, permitindo fluxo mais rápido de passageiros, menor tempo de parada nas estações e maior regularidade das viagens.

355300b6 b2b9 4493 a23f ed60dd20c569

Com a chegada dos novos ônibus, a Mobi-Rio reforça a operação das linhas expressas e avança na modernização do BRT carioca, oferecendo mais capacidade, conforto e segurança para quem depende diariamente do transporte público na cidade.

Em seus quatro anos de atuação, a Mobi-Rio consolidou-se como protagonista na mobilidade urbana da capital, alcançando resultados inéditos no sistema. No mês de novembro, a empresa atingiu um marco histórico ao transportar 614 mil passageiros em um único dia, o maior volume já registrado desde o início da operação. Com isso, novembro passou a ser o mês com a maior média diária de embarques, alcançando 591 mil usuários.

d5cc628e 4bb3 41d6 80aa 3a5b8acbaec2

A expansão também se refletiu na frota. Desde março, o sistema passou a operar com 731 ônibus em circulação. Aliado a um planejamento operacional mais eficiente, investimentos em tecnologia voltada à manutenção e à operação, além da capacitação contínua das equipes, a Mobi-Rio ampliou sua oferta para 9 mil viagens diárias, representando um crescimento de 8% em relação ao início do ano.

Para sustentar esse avanço, a capacidade operacional foi reforçada com a inauguração da Garagem de Paciência, um complexo com mais de 70 mil metros quadrados e capacidade para 307 veículos, responsável pelos serviços de limpeza e manutenção dos ônibus que atendem o corredor Transoeste. Em 2025, o quadro de colaboradores também foi ampliado, chegando a 3.851 funcionários, distribuídos entre áreas operacionais e setores estratégicos.

Imagens: Rodrigo Gomes

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Avatar de Júlio Barboza