Distrito Federal coloca ônibus elétricos em operação e inicia nova fase da mobilidade sustentável

Primeiros veículos elétricos já circulam em linhas que atendem a Rodoviária do Plano Piloto e beneficiam milhares de passageiros diariamente
ônibus elétricos

O transporte público do Distrito Federal inicia uma nova etapa rumo à mobilidade sustentável. Os primeiros ônibus elétricos que passam a integrar a frota do sistema já circulam em importantes linhas da capital federal, com operações partindo da Rodoviária do Plano Piloto e atendendo milhares de passageiros diariamente.

Os 12 primeiros veículos fazem parte do lote de 90 ônibus elétricos incorporados ao sistema e já realizam viagens em linhas que atendem a região central de Brasília, a Esplanada dos Ministérios, a Universidade de Brasília (UnB), a Rodoferroviária e diversos polos de geração de viagens da capital federal.

ônibus elétricos

Antes do início das operações, os veículos passaram pelos processos de cadastro, licenciamento, emplacamento, vistoria e instalação dos equipamentos de bilhetagem eletrônica necessários para integração ao Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal.

Novos ônibus atendem quatro linhas estratégicas

Os veículos elétricos já operam em quatro importantes linhas do sistema:

  • Linha 109.3 – Rodoviária do Plano Piloto x Setor de Autarquias Sul/Pátio Brasil via Esplanada dos Ministérios;
  • Linha 109.4 – Rodoviária do Plano Piloto x Esplanada dos Ministérios;
  • Linha 108.5 – Rodoviária do Plano Piloto x Rodoferroviária via Setor Militar Urbano;
  • Linha 0.110 – Rodoviária do Plano Piloto x Universidade de Brasília (UnB).

Juntas, essas linhas transportam aproximadamente 25 mil passageiros diariamente e representam um dos principais corredores de deslocamento da capital federal.

A expectativa da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal é ampliar gradualmente a quantidade de veículos em circulação até a incorporação total dos 90 ônibus previstos.

Frota elétrica reforça compromisso ambiental

A secretária de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Sandra Holanda, destaca que a eletrificação do transporte coletivo representa um importante avanço nas políticas ambientais e de governança do Distrito Federal.

“A eletrificação da frota permite que o Distrito Federal avance na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) e fortaleça seu compromisso com a descarbonização, a mobilidade inclusiva e as práticas inovadoras e transparentes, reduzindo os impactos ambientais”, afirmou a secretária.

Segundo a gestora, a implantação dos veículos contribui para uma mobilidade mais sustentável e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Veículos oferecem conforto, acessibilidade e tecnologia

Os novos ônibus elétricos foram importados pela empresa Piracicabana e apresentam uma série de recursos voltados ao conforto e à acessibilidade dos passageiros.

Entre os principais equipamentos embarcados estão:

  • Ar-condicionado
  • Piso baixo
  • Acessibilidade total
  • Sistema de câmeras de monitoramento
  • Operação silenciosa
  • Zero emissão de poluentes

Além do ganho em conforto, a redução do ruído operacional contribui para melhorar a qualidade ambiental nas áreas urbanas atendidas.

Redução de emissões beneficia o meio ambiente

A implantação dos 90 ônibus elétricos representa um importante avanço na política de descarbonização do transporte público do Distrito Federal.

De acordo com os dados divulgados pelo Governo do Distrito Federal, a frota será responsável pela redução de aproximadamente 615 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por mês.

ônibus elétricos

O impacto ambiental positivo equivale ao plantio de mais de 120 mil árvores ao longo de um ano.

Quando todos os veículos estiverem em operação, cerca de 70 mil passageiros por dia serão beneficiados, em uma rede que realiza aproximadamente 281 viagens diariamente.

Distrito Federal acelera transição energética do transporte público

A entrada dos ônibus elétricos em circulação coloca Brasília entre as capitais brasileiras que avançam na adoção de tecnologias limpas no transporte coletivo.

A substituição gradual de veículos convencionais por modelos elétricos contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, melhora a eficiência energética e amplia a qualidade do serviço oferecido aos usuários.

Com a ampliação progressiva da frota, o Distrito Federal consolida sua estratégia de modernização do sistema de transporte público e reforça o compromisso com uma mobilidade urbana mais sustentável.

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInTelegramWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Júlio Barboza

Sair da versão mobile