Já estão na garagem da Viação Praia Sol, em Vila Velha (ES), as 13 unidades do urbano da fabricante Mascarello. O modelo GranVia 2024 será destinado para o Sistema Transcol, rede de transporte coletivo metropolitano que abrange toda a Grande Vitória (Região Metropolitana de Vitória), no Espírito Santo.
Esses são os primeiros veículos da Mascarello adquiridos pela empresa do Grupo Scandia, que desde que iniciou a renovação de veículos com ar-condicionado em 2019 optou pelo modelo Torino S, da Marcopolo, e que na época, após a licitação em 2014, optou pelo Caio Apache VIP IV para renovar sua frota. Os novos veículos possuem chassis Mercedes-Benz OF 1721/59 BlueTec 6, sendo as primeiras unidades da empresa que atende a norma Proconve P-8/Euro 6.
Até o momento, conforme o Ônibus & Transporte noticiou no mês de outubro, somente a Viação Satélite encomendou veículos com chassis Volkswagen Euro 6, fato que se dá devido o Grupo Planeta ser dono da concessionária Autobahn Caminhões e Ônibus, que representa a marca Volkswagen/MAN no Espírito Santo.
Os veículos possuem capacidade para transportar 79 passageiros, sendo 36 passageiros sentados e 41 em pé, além do motorista e de 1 vaga para cadeirante na área reservada. Estão instaladas no veículo poltronas do tipo City Estofada, com piso de alumínio. Vale ressaltar que os veículos não possuem posto do cobrador, pois os veículos aceitam somente pagamento através do Bilhete Único Metropolitano – Cartão GV (físico ou virtual), já que no Espírito Santo é proibido por lei os motoristas realizarem dupla função nos veículos convencionais e articulados.
Além disso, os veículos possuem plataforma de acessibilidade para auxiliar no embarque e desembarque de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, três portas do lado direito com embarque dianteiro, janelas do tipo “quatro folhas” e sistema de itinerário eletrônico em LED da marca Luminator/Mobitec, com 3 painéis de LED na cor branca.
Ainda não existe previsão para os veículos iniciarem a operação, eles ainda irão passar pelos processos de instalação do sistema de roleta dupla (alta), instalação do sistema de bilhetagem Tacom e dos sistemas de videomonitoramento. Após isso, passará pela vistoria do órgão gestor e somente após todo esse processo estará apto para entrar em operação.
Imagens: Artur Gonzaga