A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou um marco significativo em sua jornada rumo à sustentabilidade, atingindo 71% de sua energia proveniente de fontes renováveis certificadas, com planos audaciosos de alcançar a marca de 100% até o final de 2024. O compromisso com fontes de energia limpa desempenha um papel fundamental na estratégia da VWCO para reduzir sua pegada de carbono e promover a sustentabilidade em suas operações de transporte.
Os esforços da montadora incluem o uso de energia proveniente de usinas hidrelétricas, parques solares e eólicos. Além disso, como parte de sua abordagem estratégica de ESG (Ambiental, Social e Governança), a VWCO estabeleceu uma parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para promover o conceito de economia circular e implementar programas de descarbonização em suas instalações fabris.
“Atualmente, a montadora emprega lâmpadas de LED em toda a sua fábrica para reduzir o consumo de energia, além de integrar painéis solares nos novos edifícios construídos na planta. Também implementamos grupos de trabalho focados na conservação de energia e na otimização de processos de manutenção em todas as operações da fábrica. Essas iniciativas resultaram em uma redução significativa no consumo de energia por veículo produzido”.
Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
As ações da montadora não se limitam apenas à redução do consumo de energia; a VWCO reutiliza 89% de suas embalagens no Centro de Garantia e adota o uso de bioplásticos, derivados da cana-de-açúcar, na produção de tanques de Arla. Essas práticas demonstram o compromisso da empresa em reduzir o impacto ambiental em todas as suas operações.
Imagens: Divulgação/VWCO
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.