Foi realizado nesta terça-feira (09), ontem, a primeira operação de fiscalização do ano de 2024, que foi realizada pelas equipes do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado Rio de Janeiro (Detro-RJ). A ação foi focada na acessibilidade dos véiculos que realizam o transporte intermunicipal de passageiros dentro do estado do Rio de Janeiro.
Intitulada ‘Todos são passageiros e passageiras’, o principal objetivo da ação é garantir o acesso das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida aos serviços de transporte regular intermunicipal.
Os fiscais estiveram em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, incluindo o Terminal Alvorada, a Rodoviária do Rio, e em Campo Grande, Zona Oeste da cidade. Durante a operação, foram identificados descumprimentos das normas de acessibilidade, resultando em três autuações. Além disso, foram registradas quatro autuações por irregularidades nos ônibus intermunicipais, como ausência ou defeito no sinal sonoro/luminoso de solicitação de parada e cinto de segurança com defeito. Ao todo, 46 veículos foram fiscalizados, dos quais cinco foram recolhidos à garagem.
De acordo com o Detro-RJ, a iniciativa visa atender as demandas do Ministério Público e do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE), reforçando o compromisso do Departamento com a acessibilidade e a segurança nos transportes públicos intermunicipais.
O Detro-RJ recebe denúncias e informações sobre irregularidades nos transportes diariamente. A população pode contribuir com as fiscalizações entrando em contato pelo site – rj.gov.br/ouverj ou pelo número (21) 3883-4141, disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.
Imagem: Reprodução/Rádio 96.5 Tupi FM
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.