Emplacamentos de ônibus caem 26,44% em novembro, mas acumulado do ano aponta alta de 10,27%

Redução no número de dias úteis impacta novembro, mas crescimento anual do número dos ônibus mantém projeções positivas da FENABRAVE.
João Pessoa

Os emplacamentos de veículos no Brasil registraram uma queda de 7,3% em novembro de 2024 em relação a outubro, segundo dados divulgados pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. O principal fator para a retração foi o menor número de dias úteis, que caiu de 23 em outubro para 19 em novembro, em decorrência de feriados. Apesar disso, o desempenho de novembro em comparação com o mesmo mês de 2023 foi positivo, com crescimento superior a 16%.

No acumulado dos 11 meses de 2024, o setor automotivo alcançou alta de 16,4%, alinhada com as projeções da FENABRAVE, que indicam um crescimento total de 16,8% até o fim do ano. “Temos o melhor acumulado para o período janeiro-novembro desde 2014 e caminhamos para um crescimento projetado de quase 17%, com altas importantes em quase todos os segmentos exceto implementos rodoviários e máquinas agrícolas.”, destacou Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

O segmento de ônibus, embora tenha apresentado uma retração significativa de 26,44% em novembro na comparação com o mês anterior, devido à redução dos dias úteis, registrou crescimento no comparativo com novembro de 2023 (+18,84%) e no acumulado do ano (+10,27%). Este avanço é atribuído principalmente aos pedidos concretizados do programa Caminho da Escola, que impulsionaram as vendas.

Com 25.079 ônibus vendidos entre janeiro e novembro de 2024, contra 22.744 no mesmo período de 2023, o segmento demonstra recuperação, especialmente no segundo semestre do ano. “A retração em novembro é explicada pelo menor número de dias úteis, pois é importante lembrar que o segundo semestre tem sido de recuperação para o segmento e a alta acumulada supera a nossa projeção”, reforçou Andreta Jr.

A FENABRAVE permanece otimista quanto ao encerramento de 2024, destacando o desempenho consistente do mercado automotivo brasileiro, que se mantém resiliente mesmo diante de desafios como a sazonalidade dos feriados.

Imagem: Júlio Barboza

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.