Semove repudia ataque a ônibus da Real Rio em Nova Iguaçu

Primeiro ataque a ônibus de 2025 foi registrado em Nova Iguaçu, elevando para 432 o total desde 2014
Image

A Semove – Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro repudiou, nesta quarta-feira (7), mais um ataque a ônibus no Rio de Janeiro. Um ônibus da empresa Expresso Real Rio foi incendiado no início da manhã, nas proximidades do Conjunto da Marinha, no bairro Marapicu, em Nova Iguaçu. O veículo operava a linha 713B Cabuçu x Coelho Neto no momento da ocorrência.

Com este novo ataque a ônibus, o número de ônibus incendiados no estado desde 2014 sobe para 432, sendo 25 apenas em Nova Iguaçu e 132 na Baixada Fluminense. O prejuízo financeiro acumulado com a destruição desses coletivos ultrapassa R$ 367 milhões.

Além do impacto econômico, os ataques também prejudicam diretamente a mobilidade da população. Cada ônibus incendiado representa uma perda de até 70 mil viagens para passageiros durante os seis meses necessários para reposição e regularização do novo veículo. Vale ressaltar que os coletivos não contam com seguro contra incêndio criminoso, agravando ainda mais a situação para as empresas e o sistema de transporte.

A Semove reforça que está atuando em parceria com as autoridades de segurança para prevenir e reprimir esse tipo de crime e pede a colaboração da população na identificação dos responsáveis. Informações podem ser repassadas anonimamente ao Disque Denúncia, pelo telefone (21) 2253-1177 ou via WhatsApp.

A pasta segue acompanhando o caso e cobrando medidas efetivas para garantir a segurança do transporte coletivo e dos passageiros que dependem desse serviço essencial.

ataque a ônibus

Confira a nota da Semove

A Semove repudia mais um ataque criminoso ao transporte público no Rio de Janeiro, o primeiro de 2025. Um ônibus da Expresso Real Rio foi incendiado, no início desta manhã, 07, nas proximidades da localidade conhecida como Conjunto da Marinha, no bairro Marapicu,  em Nova Iguaçu. O ônibus fazia a linha 713B Cabuçu x Coelho Neto.

Com essa ocorrência, sobe para 432 o número total de ônibus incendiados desde 2014. Neste período, foram 25 só em Nova Iguaçu e 132 na Baixada Fluminense. 

O custo de reposição desses veículos chega a mais de R$ 367 milhões. Cada ônibus incendiado deixa de transportar até 70 mil passageiros durante seis meses, tempo necessário para a compra e regularização do novo coletivo. Não há seguro para ônibus incendiado.

A Semove ressalta que colabora com as autoridades de segurança em ações de prevenção e repressão e pede a ajuda da população na identificação dos responsáveis, solicitando que informações sejam encaminhadas ao Disque Denúncia (2253-1177), inclusive de forma anônima pelo WhatsApp.

Imagem: Redes sociais

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.