A Auto Viação 1001, do Grupo JCA, uma das maiores operadoras de transporte rodoviário intermunicipal do Rio de Janeiro, está recebendo da Marcopolo mais unidades encomendas do modelo Viaggio G8 1050. São cerca de 10 unidades do modelo, utilizado pela empresa para viagens de média e curta distâncias, fretamento e viagens de turismo regional.
Os novos ônibus possuem a mesma configuração das unidades compradas pela empresa no ano passado, estando configurados com 46 poltronas executivas, com apoio para pés e pernas e tomadas USB do tipo-C individuais embutidas.
A carroceria conta ainda com piso amadeirado, porta-pacotes com dutos de ar condicionado e luzeis de leitura individuais e direcionáveis, vidros colados e cortinados, banheiro e geladeira. Para auxiliar no embarque e desembarque de pessoas com mobilibidade reduzida ou deficiência física, os veículos contam também com o Dispositivo de Poltrona Móvel – DPM, além das sinalizações táteis e em braile nos porta-pacotes, no banheiro e em botões, que auxiliam dificientes visuais durante as duas viagens.
No ano passado, foram nove unidades do modelo Viaggio G8 1050 adquiridas, totalizando 19 unidades na forta quando a entrega for concluída pela Marcopolo. O modelo foi apresentado ao mercado em agosto de 2024, durante a Lat.Bus/Transpúblico, sendo divulgado em primeira mão pelo Ônibus & Transporte, em parceria com o fotógrafo Jovani Cecchin.
O chassi utilizado pela empresa nesses modelos, é o K320 4×2 NB Euro 6, que utiliza o motor 320 hp de 13 litros da Scania. O motor utilizado neste modelo possui 9 litros de capacidade, capaz de entregar 320 cv de potência (235 kW) a 1.900 rpm e torque máximo de 1.600 Nm entre 1050 e 1.400 rpm.
No quesito segurança, o chassi está montado com equipados com tecnologias de direção semiautônomas, capazes de evitar acidentes por meio da frenagem de emergência. Essas tecnologias, integradas ao chassi Scania, são comandadas pelo sensor ADAS, localizado na dianteira do veículo, em conjunto com um sistema de câmeras e sensores instalados no para-brisa.
O sensor também pode ser utilizado como Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), permitindo que o motorista programe uma velocidade máxima e a distância do veículo à frente, reduzindo sua carga de trabalho, especialmente no trânsito de grandes cidades e durante longos deslocamentos.
Imagem: Jovani Cecchin
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.