Por JC Barboza
Tendo a Mobilidade Urbana como fator decisivo para o desenvolvimento sustentável do país, a Associação Nacional de Transportes Públicos promove, entre os dias 19 e 21 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, o 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e a VII Intrans (que é a exposição internacional de transporte e trânsito). A Paraiba Bus Team ® participou do evento representada pelo seu idealizador JC Barboza. Confiram aqui com exclusividade a cobertura desse evento!
Viale BRT, a novidade da encarroçadora gaúcha Marcopolo, presente no Evento no Rio de Janeiro/RJ |
O evento realizado no Centro de Convenções Sulamérica no centro do Rio de Janeiro/RJ contou com a participação de várias empresas como as montadoras Mercedes-Benz, Volvo e MAN Latin America, as encarroçadoras Neobus e Marcopolo, entre outras fornecedoras de equipamentos como a Tacom e Prodata. Os Congressos promovidos pela ANTP tem sido momentos privilegiados para mobilizar e aprovar os rumos políticos para o setor e para a entidade.
Chassi 17.280 OT Low Entry (piso baixo), da Volkswagen / MAN, sendo exposto ao público |
Neste 18º Congresso, a entidade está propondo centrar o debate em torno da Mobilidade Urbana como fator decisivo para o desenvolvimento sustentável de nosso país. Neste momento em que o Brasil está sendo colocado como um dos protagonistas da superação da crise econômica mundial e se coloca no cenário mundial como um país do futuro, e neste momento em que uma parcela importante das atenções do mundo se volta para o país que receberá a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o 18º Congresso pretende tratar dos temas que são fundamentais para promoção de uma mobilidade urbana que dê sustentação a um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável para as cidades brasileiras.
Em um ambiente recheado de empresários, responsáveis por sistemas de transportes de diversas cidades do país e demais interessados no assunto, o evento mostrou as mais recentes novidades entre produtos e serviços oferecidos para a constante melhora do transporte coletivo de passageiros.
A Marcopolo juntamente com a Mercedes-Benz mostraram no evento o novíssimo Viale BRT, modelo articulado montado sobre o chassi MBB O-500 MA. O Viale BRT foi concebido com conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.
Viale BRT, da Marcopolo |
A Neobus apresentou suas soluções para o transporte com o Mega BRT (modelo que está sendo bastante investido em Curitiba/PR) com chassi MBB O-500 MA e o Mega BRS (modelo bastante investido pela empresa do Rio de Janeiro Translitorânea Turística) com motorização Scania K230).
À esquerda, Neobus Mega BRS no evento; à direita, o Mega BRS numa foto ampla, detalhando seu design.
Interior do Mega BRT, modelo articulado da encarroçadora Neobus |
Painel do Mega BRT, com chassi M-Benz O-500 MA. Detalhe para os monitores ao lado do volante |
Painel do Mega BRS, versão convencional do modelo próprio para BRT da Neobus |
Interior do Mega BRS |
Interior do Mega BRT |
A Volvo do Brasil levou seu modelo 7700 com chassi Volvo B5L híbrido, uma solução para diminuição dos gases poluentes. Ele tem como algumas características ser silencioso durantes as paradas e ter zero emissão e zero consumo nas arrancadas.
A Volvo desenvolveu uma solução própria de tecnologia híbrida. O Volvo Híbrido tem uma configuração híbrida paralela, o que significa que o ônibus tem um motor diesel e outro elétrico, que tracionam de forma silenciosa ou independente. Ao arrancar, o ônibus é movido pelo motor elétrico. O alto torque proporciona uma partida macia e silenciosa. A partir do momento em que uma determinada velocidade é atingida, aproximadamente 20 Km/h, o motor diesel entra em operação. Quando o veículo está parado, seja no trãnsito, em paradas de embarque ou em semáforos, o motor diesel é desligado. Para isso, uma avançado sistema de controle regula a aplicação de recursos de potência. As duas fontes de energia interagem de maneira otimizada.
Ele possui o motor volvo D5E movido a diesel de quatro cilindros, 5 litros e potência de 210 cv. Transmissão Volvo I-shift de 12 marchas extremamente eficiente para soluções híbridas. O software da caixa interage com o sistema híbrido de forma a otimizar o desempenho e a eficiência em tráfego urbano. Suas baterias de ion-lítio, com controle de temperatura, proporcionam armazenamento eficiente de energia.
Já a MAN Latin América mostrou o modelo articulado Lions City G que começou a rodar em teste em agosto na cidade de São Paulo. O veículo foi produzido na Polônia e importado para testes no Brasil. Possui motorização de 360 cavalos de potência e tem capacidade para transportar até 150 passageiros. Além disso apresenta piso totalmente baixo, sem nenhuma escada.
MAN Lions City, em fase de testes na empresa Metra – Sistema Metropolitano de Transporte de São Paulo/SP |
Interior do ônibus da MAN, fabricado na Polônia |
Gostaríamos de agradecer a ANTP pela oportunidade de podermos participar do evento. E que venha o próximo evento!!!