Você já ouviu falar em Pit-Stop de ônibus? Em Mauá/SP tem!

Fonte: Blog Ponto de Ônibus Matéria / Texto: Adamo Bazani Um Pit Stop para sua a segurança e serviços mais confiáveis: Grupo Leblon traz para Mauá sistema de verificação das condições do ônibus para ...
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Matéria / Texto: Adamo Bazani
manutenc3a7c3a3o 1
Um Pit Stop para sua a segurança e serviços mais confiáveis: Grupo Leblon traz para Mauá sistema de verificação das condições do ônibus para detectar eventuais problemas prematuramente e diminuir as ocorrências de quebras durante as viagens. A verificação é completa nos ônibus. Achou curioso e diferente?! Confiram nessa matéria do jornalista Adamo Bazani, da Rádio CBN, que mostra essa curiosidade que o Grupo Leblon pratica na cidade de Mauá/SP pela empresa Leblon Transporte de Passageiros. Vejam agora mesmo.

A verificação é completa. O veículo para e instantaneamente tem todos os principais itens analisados por uma equipe de profissionais: pneus, freios, suspensão, parte elétrica e direção. Estando tudo em ordem ou após possíveis correções, ele pode rodar com toda a segurança, oferecendo o melhor nas pistas e tudo que o fabricante incorporou em relação a conforto e desempenho. Logo de cara, a impressão que se pode ter é de que o texto se refere a um Pit Stop de Fórmula Um, quando o carro tem uma revisão completa e rápida para continuar na corrida.
maua+leblon+transp+de+passageiros
Torino Volkswagen 17.230 da Leblon de São Paulo
O princípio é semelhante, mas toda esta ação é voltada para ônibus e é empregada pelo Grupo Leblon Transporte de Passageiros em Mauá, no ABC Paulista. O trabalho de verificação de condições dos veículos logo que eles chegam das ruas já é feito pelo Grupo Leblon no Paraná que traz a inovação para o município de Mauá. “É uma garantia a mais para a população de que o índice de quebras dos veículos continuará a ser reduzido. O passageiro também conta com mais segurança e maior certeza do cumprimento de viagens” – destaca o coordenador de manutenção Marcos da Silva, da Leblon de Mauá.
Toda a vez que os ônibus chegam das ruas, eles passam imediatamente por uma valeta de inspeção. Nela, três profissionais, um embaixo ônibus, outro do lado externo e outro dentro, verificam a parte elétrica, o que inclui o funcionamento das luzes de sinalização, essenciais para segurança, a funilaria, os pneus e a parte mecânica, como freios, suspensão, eixos, sistema de direção e tantos outros equipamentos fundamentais para a segurança e conforto. Enquanto um profissional na valeta inspeciona toda a parte de baixo do ônibus, na carroceria todas as principais funções são analisadas, desde o acionamento dos botões de solicitação de parada, a afixação dos balaústres. O elevador para portadores de necessidades especiais é verificado também toda a vez que o ônibus chega e toda a vez que o ônibus sai da garagem.
Esta prática otimiza a manutenção e minimiza o tempo que os ônibus ficam parados por conta de problemas mecânicos, o que aumenta a disponibilidade dos veículos para a população. Além disso, pode detectar eventuais problemas logo no início, diminuindo o risco de os ônibus quebrarem nas ruas ou ficarem na garagem para longos reparos. “Não importa se, por causa da escala, o ônibus vai voltar por dia a garagem uma, duas, três, quatro vezes. Sempre vai ser feito este procedimento, quantas vezes por dia for preciso” – conta Marcos.
Ele também diz que estas verificações não substituem as manutenções tradicionais, como a preventiva, determinada pela quilometragem, modelo e perfil da linha do ônibus, e as intervenções corretivas habituais. “Não tem substituição, é uma ação mais. Ônibus com manutenção em dia é pensar no bem estar, na segurança, no conforto e no cumprimento das viagens para o passageiro” – concluiu.