Uma viagem no tempo com a empresa Nossa Senhora da Aparecida‏

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos / Busão de Natal / Revista “A sua boa estrela”Texto: JC Barboza / Josenílson Rodrigues Fotos: Divulgação Eram tempos difíceis de estradas de terra em que empresários em ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos / Busão de Natal / Revista “A sua boa estrela”
Texto: JC Barboza / Josenílson Rodrigues

Fotos: Divulgação

N S Aparecida 01

Eram tempos difíceis de estradas de terra em que empresários em ônibus precários eram desbravadores de distância levando nordestinos a tentarem uma vida melhor no sul do país em longas viagens.

Umas dessas desbravadoras era a empresa Nossa Senhora de Aparecida com sede na nossa querida Natal com suas cores azuis e brancas, vistas de cor vermelha e a inconfundível imagem da padroeira do Brasil.

N S Aparecida detalhe 06

No início dos anos 60, José Barbosa de Araújo, fundador da empresa deixou o interior de Pernambuco e pra morar em Recife, pois não estava satisfeito com a vida que levava. Seu cunhado explorava a linha Caruaru X São Paulo e por conselho dele, vendeu sua mercearia e adquiriu três ônibus que ficaram a serviço dele. Só que ele queria ter um serviço próprio, foi quando soube que as linhas Natal X RJ e Natal X SP estavam para serem vendidas. Ele fez de tudo, mas não deu certo. Seus ônibus ficaram parados por um tempo e as coisas ficaram difíceis. Sua mulher orava para a padroeira do nosso país e ela não o abandonou. O DNER liberou concessão das mesmas linhas que há tempo atrás ela tentou adquirir. Com isso em 20 de agosto de 1964 nascia à empresa Nossa Senhora de Aparecida que levou o nome da santa devido à promessa de sua mulher.

Os primeiros meses foram difíceis. José morava com sua família dentro dos ônibus, pois vinham de Recife e ainda não possuíam casa em Natal. Foi um longo e difícil caminho até ela chegar ao lado das principais empresas brasileiras. Em 1976 eram 96 veículos e 380 funcionários e suas principais linhas eram Natal X RJ, Natal X SP, Garanhuns X SP e as intermunicipais partindo da capital potiguar para Caicó, Mossoró e Currais Novos. A empresa também atendia aos moradores do litoral norte paraibano na ligação com o sudeste do país. A Aparecida Turismo, a Sopneus também e a Apavel, Aparecida veículos que representa a Volvo no Rio Grande do Norte, faziam parte do grupo.

N S Aparecida detalhe 04

A Aparecida chegou a operar linhas municipais na cidade de Natal com ônibus rodoviários com valor de passagem diferenciados. Tempos depois ela vendeu todas as linhas, primeiro as interestaduais para a São Geraldo, que inclusive comprou parte de sua frota rodoviária incluindo monoblocos 0-326 e 0-355 e os diplomatas B-58 de 1981 e 1982. As demais foram divididas entre outras empresas como a Viação Jardinense que herdou algumas linhas da mesma ao comprar a empresa Aparecida.

N S Aparecida detalhe 05

Hoje da Aparecida só resta a Apavel, revenda Volvo no nordeste. O resto da empresa foi toda desfeita, provavelmente a Apavel nem seja mais de José Barbosa de Araújo.

Matéria publicada originalmente em 18 de setembro de 2011 no site Busão de Natal: http://www.busaodenatal.com/2011/09/uma-viagem-no-tempo-com-empresa-nossa.html