Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Lenílson Pessoa

A Empresa Auto Viação Progresso agregou ao seu portfólio linhas interestaduais que pertenceram as empresas Princesa do Agreste e Jotude – esta última criada a partir da cisão da própria Progresso. Só que enquanto a burocracia da ANTT não for completamente resolvida, as linhas de cada empresa terão que rodar com o nome de suas titulares. Por conta disso, alguns veículos da Progresso – a maioria próxima de ser baixada da frota – rodam com os nomes das empresas anteriormente citadas.
Com isso, carros da Progresso que operam as interestaduais da Jotude operam com o nome da Jotude. Nome esse que é uma referência a João Tude de Melo, que vem a ser o fundador da Progresso – como anteriormente citado, a Jotude era uma cisão da Progresso. A empresa encerrou as suas atividades e as linhas foram transferidas para a Progresso, mesmo as que a Coletivo operava.
A Princesa do Agreste ainda roda com carros próprios, mas há algum tempo tem sido auxiliada pela Progresso na operação das linhas. Antes com uma discreta placa de “a serviço”, o nome da Princesa do Agreste agora está na carroceria do carro.

Mas as linhas e cores da Progresso ainda se fazem presentes nos mesmos, pois os carros são da Progresso – no caso da Jotude, deve se repetir o processo burocrático da ANTT de transferência de titularidade das linhas operadas pela mesma. Até lá, essa cena deve ser comum de ser vista.