O ônibus pelo retrovisor do progresso

Fonte: Revista AutoBus Foto: Acervo Tony Belviso Nas décadas de 50, 60 e no começo dos anos 70, empresas como Expresso Brasileiro e Viação Cometa, assim como a Coca Cola nos dias atuais, eram ...

Fonte: Revista AutoBus
Foto: Acervo Tony Belviso

34178 imagem1

Nas décadas de 50, 60 e no começo dos anos 70, empresas como Expresso Brasileiro e Viação Cometa, assim como a Coca Cola nos dias atuais, eram corporações que não deixavam suas marcas caírem no ostracismo, mesmo quando não era muito comum encontrar anúncios de empresas de ônibus em importantes revistas de variedades, sendo elas a Veja, Seleções e das extintas Cruzeiro, Manchete e Senhor.

As peças publicitárias evidenciavam os serviços oferecidos, a manutenção dos veículos e a tecnologia do material rodante, destacando todo o conforto e a segurança que o passageiro poderia encontrar. Hoje é raro ver esse tipo de mídia focando o transporte rodoviário de passageiros, a não ser em pouquíssimas revistas segmentadas.

Mas, essa prática não foi uma exclusividade do Expresso Brasileiro e Cometa. Outros exemplos, aqui e no exterior, ilustraram as antigas páginas de conceituadas revistas como uma forma de atingir o público das variadas classes sociais, numa época em que a leitura tinha seu valor e a televisão ainda era um artigo de luxo para a maioria das pessoas.