Paradas de ônibus de João Pessoa serão modernizadas e Pedro II, Epitácio e Beira Rio serão interligadas

Fonte: Portal Correio Foto: JC Barboza João Pessoa deverá ter modernização das paradas de ônibus e binários que vão permitir a interligação das avenidas Pedro II, Epitácio Pessoa e José Américo de ...

Fonte: Portal Correio
Foto: JC Barboza

d84ea img 2987

João Pessoa deverá ter modernização das paradas de ônibus e binários que vão permitir a interligação das avenidas Pedro II, Epitácio Pessoa e José Américo de Almeida (Beira Rio), em 2016. Os projetos estão previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, debatida nesta sexta-feira (29), na Câmara Municipal de João Pessoa.

As informações são do secretário executivo de Mobilidade Urbana da Capital, Roberto Pinto. Ele falou ainda que as obras que vão acabar com alagamentos na Beira Rio deverão continuar.

“Vivemos em uma cidade história com 430 anos e nem sempre é possível alargar as vias, mas trabalhamos para otimizar a malha viária existente. Estamos pavimentando diversas ruas no bairro da Torre, vamos inaugurar o binário da Praça da Independência e ainda inverter o sentido da rua Monsenhor Walfredo Leal”, elencou o secretário.

Roberto Pinto ressaltou que a pasta vai priorizar ações no sistema de transporte público na Capital com a ampliação da faixa exclusiva para ônibus, renovação da frota e construção e modernização de abrigos nas paradas. “Sabemos que o transporte público é responsável pelo deslocamento de 70% da população de uma cidade normal. Por isso, vamos dar prioridade ao sistema de transporte público”, afirmou.

Sobre os abrigos a serem implantados, o secretário afirmou que eles serão pensados e dimensionados de acordo com a largura da calçada e com a quantidade de pessoas que normalmente esperam na parada. Elas ainda contarão com acentos normais e um local específico para o cadeirante, além de iluminação apropriada e o mapa da cidade com um informativo de quais linhas passam naquele abrigo.

O secretário destacou também a realização de pesquisas de mobilidade urbana sobre possíveis modificações no trânsito; qualificação de servidores; a realização de campanhas educativas; implantação de câmeras de monitoramento; construção de bicicletários; a ampliação e renovação da frota de automóveis e motocicletas; e contratação de pessoal por meio de concurso público.

Sobre as campanhas educativas, Roberto Pinto explicou que é um trabalho continuado não só para condutores de veículos, pedestres e ciclistas, mas também para crianças nas escolas da Capital. “Uma equipe semanalmente realiza ações nas escolas públicas e privadas do Município, fortalecendo a capacidade educativa e levando conhecimento e o conceito de cidadania às crianças”, enfatizou o secretário.