Prefeitura lança aplicativo de ônibus

Fonte: O Povo Foto: Rodrigo Gomes Até o fim do mês, a Prefeitura de Fortaleza lança um aplicativo que tem o objetivo de dar condições ao usuário de planejar melhor o deslocamento por transporte ...

Fonte: O Povo
Foto: Rodrigo Gomes

d3c8f dscn15482b252812529

Até o fim do mês, a Prefeitura de Fortaleza lança um aplicativo que tem o objetivo de dar condições ao usuário de planejar melhor o deslocamento por transporte público e proporcionar uma maior previsibilidade no tempo de espera.

A iniciativa faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), capitaneado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) em parceria com a Empresa de Transporte urbano de Fortaleza (Etufor) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Segundo Luiz Alberto Sabóia, secretário executivo de conservação e serviços públicos e coordenador do Paitt, o aplicativo será disponibilizado para os sistemas iOS e Android.

O cidadão informa sua localização e o sistema disponibilizará as paradas mais próximas e a previsão de tempo de espera dos ônibus. As informações serão alimentadas pela Etufor via sistema de GPS dos veículos da frota da cidade e funcionará com o uso de internet nos celulares.

Para o professor do departamento de computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lincoln Souza Rocha, a ferramenta ajudará bastante principalmente quando se tem um transito caótico.

“Isso é interessante, pois a Prefeitura vai identificar os locais de gargalos e onde é necessário disponibilizar mais ônibus”.

Para ser eficaz Lincoln avalia a necessidade da plataforma ser desenvolvida em sistemas que alcance principalmente o público B e C. Uma outra característica que poderia agregar ao produto é o usuário conseguir avaliar e comentar serviço prestado.

Glaudiney Mendonça, vice-coordenador do curso de sistemas e mídias digitais da UFC, avalia que a grande vantagem é ter o acesso a informação de forma mais rápida pois todos têm um celular no bolso.

“Com a utilização do GPS o usuário tem a qualidade de informação melhor, o que auxilia na tomada de decisão”.

PAITT

Essa ação soma-se a outras iniciativas do Pait para atrair a população para utilização do transporte público para minimizar os efeitos de gás carbônico (CO2) lançados na atmosfera.

Segundo Sabóia, aproximadamente 80% das pessoas que utilizam carros particulares usam o meio de transporte para o trajeto casa-trabalho-casa ou casa-escola-casa. “Esse transporte rotineiro pode e deve ser feito por transporte público ou modal cicloviário”, explica.

SERVIÇO

Para saber horários e itinerários de ônibus
Onde: http://bit.ly/1ChVL9d


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.