A linha 207 e seus midis‏

Fonte: Portal Ônibus ParaibanosTexto: Josivandro AvelarFotos: Kristofer Oliveira Em março de 2015, a Transnacional retomou a operação diária da linha 207, agora renomeada Penha/Mangabeira. A ...
Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Kristofer Oliveira


100 7868


Em março de 2015, a Transnacional retomou a operação diária da linha 207, agora renomeada Penha/Mangabeira. A linha passou a ser integracional de segunda a sábado, cobrindo a área de Mangabeira VII partindo da Penha. O objetivo da mudança de modalidade da linha é cobrir as vias do bairro de Mangabeira VII que deixaram de ser atendidas pela linha 203-Mangabeira/Rangel quando esta teve seu itinerário e ponto final modificados, no mesmo período.

Apesar de ser uma linha integracional, ela ainda mantém a numeração 207 uma vez que já existia. Até então, a linha operava somente nos domingos e feriados. Atualmente, é nesses dias que a linha torna-se radial, indo até o Terminal de Integração do Varadouro via 2 de Fevereiro, no Rangel – corredor 2.
 
Nos domingos e feriados, justamente por conta do caráter radial da linha, a 207 opera com os Viales da dupla função e até mesmo com os New Torino adquiridos no final do ano passado. Mas diariamente, a linha opera com dois veículos que destoam do padrão da Unitrans.
 
Como a demanda da linha nos dias úteis não é a mesma dos domingos e feriados, quando atende a mais vias e mais passageiros, a Unitrans, que até então escalava dois Viales da reserva da dupla função para fazer a linha, resolveu incorporar a frota em junho de 2015 dois veículos do tipo micromaster. A princípio, eles seriam reservas assim como os Viales, mas a empresa optou por escalar os veículos de vez na linha 207.
 
Os dois veículos são filhos únicos; um é um Marcopolo Senior Midi, o outro, um Neobus Spectrum City (isso mesmo, você não leu errado, é um Spectrum City da Unitrans). A empresa ainda tem um terceiro midi, que é o 0735, um Neobus Spectrum que roda na linha I006-Anatólia, porém do modelo anterior ao Spectrum City, sendo portanto os três midis filhos únicos.
 
Os veículos são encarroçados no chassi OF-1418 da Mercedes-Benz.
 
0770

100 7876

É o Marcopolo Senior Midi da Unitrans. Em 2007, a empresa até chegou a ter dois veículos do modelo na frota, o 0734 e o 0746, que atuavam na linha 002-Roger quando esta ainda era operada pela Transnacional. Os veículos atuaram até 2011 quando foram trocados pelos Torinos que mesmo com a transferência da linha para a Santa Maria, operam até hoje no 002-Roger.
 
Voltando ao 0770, o veículo marca a retomada do modelo na Unitrans, que tinha aposentado todos os Senior Midi que tinha quando da extinção do Serviço Opcional. Substituto de um Viale de 2005, o veículo foi adquirido zero pela Transnacional campinense, onde operou com a numeração 0743.
 
Foi transferido para a TBS em meados de 2012/2013, quando passou a ocupar a numeração 05277 da empresa de fretamento.
 
Com a desativação em massa da frota de veículos urbanos com configuração fretamento da TBS, decorrente da saída de alguns fretamentos e a readequação da frota aos novos contratos, a Transnacional resolveu reaproveitar vários carros fabricados entre 2007 e 2008 para substituir reservas de 2005 e 2006. O Senior Midi então foi remanejado para a Unitrans onde passou a ocupar a numeração 0770.
 
Recebeu a pintura completa da Unitrans – operava com visual inspirado na pintura da Santa Maria pessoense – e como operava com bancada rodoviária na TBS, o veículo recebeu poltronas estofadas.
 
07186

100 7869


O 07186 foi uma das supresas da Unitrans na reativação de veículos pertencentes a TBS. Quem se acostumou a ver a Unitrans padronizando a sua frota com os modelos urbanos dianteiros de grande porte, já tinha se surpreendido com a aquisição do Spectrum 0735 na linha I006-Anatólia.
 
Até que a empresa resolveu surpreender mais uma vez, e incorporou a frota da empresa seu segundo Neobus e primeiro Spectrum City. O modelo, que estreou em João Pessoa em 2007 na frota da extinta Boa Viagem, quase chegou a sumir com a compra da empresa pelo Grupo A.Cândido. Mas ela manteve os Neobus mantendo um dos pioneiros na Santa Maria – o atual 5301 da empresa – e remanejando os demais para a TBS. A maior prova do agrado da empresa ao modelo foi a substituição em massa dos Foz Super do Conde pelos Spectrum City ex-Novacap que até então rodavam na TBS.
 
A TBS é repleta de veículos do modelo vindos de várias empresas do Rio: Jabour, Novacap, Verdun, Rio D’Ouro de São João de Meriti, entre outras. Todos comprados entre 2010 e 2011, no boom do fretamento que levou a TBS a crescer e chegar quase a marca de 300 veículos atuando em 4 estados do Nordeste.
 
O atual 07186 da Unitrans era o 05134 da TBS e sua origem é justamente a Rio D’Ouro de São João de Meriti. A Rio D’Ouro nada mais é do que a Transportes Flores, do Grupo JAL, atuando em linhas municipais na cidade da Baixada Fluminense – bem como na vizinha Belford Roxo. Na empresa fluminense, o atual 07186 foi o veículo de número 03.
 
Como a Unitrans não costuma usar letreiros da Mobitec – o letreiro de fábrica do Spectrum City e padrão nos veículos da Rio D’Ouro tal qual na Flores – a empresa substituiu o letreiro do mesmo por um da marca Inova, apesar desta marca nunca ter sido usada no Grupo A.Cândido. Nas imagens, o veículo aparece sem o letreiro uma vez que o mesmo deve ter dado problemas.
 
Operações
 
Os midis da linha 207 operam de segunda a sábado. Nos domingos, a linha opera com os Viales e New Torinos, uma vez que além de seu percurso habitual, a linha 207 opera também no Rangel indo para o Centro da cidade.
 
Os midis podem ser usados como reserva de qualquer outra linha ou nos bacuraus. A Unitrans opta por incluir os veículos nas reservas das integracionais e bacuraus, uma vez que os veículos não tem o porte de uma linha radial, embora já tenham sido vistos nas linhas 204 e 304 no início das suas operações.
 
Longe do lugar-comum
 
Se você quiser ver a Unitrans fora do lugar-comum do Viale e do Torino, a Penha é o seu lugar. Viales, só nos domingos e feriados, ou quando a empresa escala reservas para as linhas 2307 e 3207, que operam integralmente com o New Torino. Torino 2007? Só quando o 0749 for escalado para qualquer uma das linhas. O veículo é o único Torino 2007 sem cobrador da Transnacional. Fora isso, é um modelo bem raro de ser visto na Penha com a pintura da Unitrans e se visto, por enquanto será somente com esse carro. Mas ele não está completamente fora da Penha: o titular da linha 508 da Marcos da Silva é um Torino 2007.
A linha 207 ganhou um capítulo a parte na Unitrans pela sua flexibilidade e pela sua frota única. Que nem parece ser da empresa que estabeleceu a casadinha Marcopolo Torino + Mercedes-Benz de 17 toneladas em sua frota. E onde qualquer saída do lugar-comum é uma prova de que a Unitrans não está fechada à possibilidade de variar a frota conforme a necessidade.