Retrospectiva 2015 do transporte paraibano- Novidades da frota intermunicipal‏

Fonte: Portal Ônibus ParaibanosTexto: Josivandro Avelar Fotos: Acervo Paraíba Bus Team O ano de 2015 foi de significativas novidades no transporte intermunicipal paraibano. É pouco diante do muito que ...
Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team

Rio2BTinto2B1402 1


O ano de 2015 foi de significativas novidades no transporte intermunicipal paraibano. É pouco diante do muito que precisa ser feito para que o sistema volte a ser forte.

SIM: New Torino na área
A única empresa a trazer veículos zero em 2015 entre as metropolitanas foi a SIM. A antiga Rodoviária Santa Rita continuou investindo para hoje ser a melhor operadora do sistema metropolitano do estado.

IMG 0778

Após cinco unidades adquiridas em 2014, a empresa santarritense foi a segunda metropolitana a adquirir o New Torino – a primeira havia sido a Reunidas de Cabedelo. A SIM adquiriu três unidades do modelo, apresentadas em praça pública em Santa Rita.
Rio Tinto: Voltando a comprar zeros depois de quatro anos
A Viação Rio Tinto seguiu renovando a sua frota, e o fez padronizando-a com modelos de chassi dianteiro da Volkswagen. Adquiriu várias unidades de empresas de fretamento de Pernambuco, algumas EOD, outras já Euro V, todas climatizadas e de carroceria Marcopolo Ideale 770.

Rio2BTinto2B1432

Mas no final de 2014, a empresa havia adquirido dois Mascarello Roma seminovos. Sabe o resultado dessa compra? A Rio Tinto voltou a adquirir zero quilômetro depois de quatro anos. A empresa parece ter gostado tanto das unidades seminovas que adquiriu duas unidades zero quilômetro do Roma, agora na versão M4.

Rio%2BTinto%2B1401

Alguns veículos da Rio Tinto estavam operando linhas da Bela Vista. Isso alimenta rumores de que no futuro a Rio Tinto possa absorver a Bela Vista, visto que a empresa não renova já faz um tempo e é a que atualmente mais têm enfrentado dificuldades.
Real Bus: um seminovo e um zero
A Real Bus incorporou pela primeira vez – até onde se sabe – um veículo seminovo. O carro 0249 pertencia a Boa Vista de Salvador e foi adquirido pela empresa campinense.

Real2B0249 1
w2BReal

Mas a empresa não deixou de investir em zeros, e adquiriu um veículo zero quilômetro para as linhas de Monteiro e arredores. É o carro 0231, que começou a circular já neste período natalino e é o primeiro OF-1721 Bluetec5 da empresa.

Transnorte: primeiro Euro V

Transnorte2B0424

A Transnorte incorporou neste ano um Marcopolo Ideale 770 na frota. É o carro 04.24 um Marcopolo Ideale 770 na frota. É o carro 04.24, oriundo da Aguavertur Turismo, de Pernambuco.
PB Rio: Um Midi e um Torino 2007

03302BMarcopolo2BSenior2BMidi2BOF 1418

A PB Rio incorporou na frota da linha de Alhandra um Senior Midi oriundo da Borborema Imperial, de Pernambuco, e um Torino 2007, oriundo da Auto Viação Reginas, de Duque de Caxias-RJ, mas que também passou pela Translider.
Guanabara: 120 unidades e uma com nova pintura
Como a Expresso Guanabara faz parte do sistema intermunicipal paraibano, a compra dela, mesmo que tarde venha para cá, será aqui incluída. Foram cerca de 120 unidades do modelo Marcopolo Paradiso G7 1200, encarroçadas no chassi O-500RSD, entre Genesis e Glamour – o serviço Galant está sendo gradualmente extinto.


Uma dessas unidades veio com a nova pintura da empresa, que será padrão no Grupo Guanabara. A UTIL adquiriu um veículo nesse mesmo padrão.