Trólebus em João Pessoa: O que podia ter sido e não foi

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria / Texto: JC Barboza / Josivandro Avelar Fotos: Acervo histórico Paraíba Bus Team No final dos anos 70 era estudada a implantação do serviço de trólebus pelo ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: JC Barboza / Josivandro Avelar
Fotos: Acervo histórico Paraíba Bus Team

501
Trólebus em Recife

No final dos anos 70 era estudada a implantação do serviço de trólebus pelo então prefeito de João Pessoa, Damásio Franca. De acordo com os estudos iniciais, o trólebus reúne uma série de vantagens, como técnicos e operacionais em relação aos ônibus diesel.

Entre as vantagens, o estudo citava que os trólebus apresentava uma grande confiabilidade operacional bem superior aos ônibus diesel face a seus sistemas de controle e supervisão automatizados. A vida útil de um trólebus chega a no mínimo 15 anos, enquanto que os veículos diesel, após 5 anos deixa de oferecer adequada confiabilidade para os serviços.

Era previsto a implantação de três linhas, sendo uma na primeira etapa de implantação do sistema e duas na segunda fase. Os trólebus seriam utilizados nos corredores das avenidas Epitácio Pessoa, Cruz das Armas e Dois de Fevereiro.

502

Esta foi mais uma promessa de melhoria do sistema pessoense que nunca saiu do papel. O que se espera é que a história não se repita com o BRT.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.