Padronização efetiva, João Pessoa vai sendo a primeira a ter

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Fotos: Thiago Martins de Souza/Gilberto Costa Júnior As empresas da Paraíba estão seguindo a tendência nacional de padronização de suas ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Thiago Martins de Souza/Gilberto Costa Júnior

06022-1

As empresas da Paraíba estão seguindo a tendência nacional de padronização de suas frotas. João Pessoa, depois de 4 anos, finalmente definiu quais são seus padrões, e Campina Grande ainda espera para conhecer as cores definitivas de seus ônibus.

Esperava-se que Campina Grande fosse a primeira cidade da Paraíba a padronizar seus ônibus, após a licitação que redefiniu o sistema e tendo já sido apresentado um projeto, que nenhuma das empresas seguiu por enquanto. A Cabral adotou seu próprio padrão, inspirado no Integra de Salvador – e chegou-se a pensar que esse poderia ser o padrão das demais empresas -, e a Cruzeiro ou mantém sua pintura nos poucos ônibus que a possuem, ou a deixou em branco, caso dos ônibus que ela padronizou com as cores das empresas dos A.Cândido. Transnacional e Nacional seguem com seus padrões tradicionais. No projeto original da padronização campinense, a identificação se daria por áreas de atuação dos consórcios. Ainda teremos uma definição nos próximos dias.

07176-2

Já João Pessoa efetivou os padrões dos seus ônibus; a Unitrans seguirá utilizando a pintura que adotou desde 2011, e dá sinais de que vai unificar a identidade visual, uma vez que a dianteira e a traseira dos ônibus identificam as empresas operadoras. Já o Consórcio Navegantes depois de 4 anos, adotou uma identidade visual unificada, implantada inicialmente em 10 ônibus das empresas São Jorge (6 carros) e Marcos da Silva (4 carros), que deve ser gradativamente implantada nos ônibus que já rodam e nos que vierem. A Santa Maria implantou a identidade do consórcio nos dois ônibus escalados para fazer a linha 9901-Valentina/Mangabeira, mas alterou o projeto original da padronização do consórcio. Falta a Mandacaruense apresentar seus ônibus com a nova pintura.

São Jorge (1)

Com isso, João Pessoa torna-se a primeira cidade paraibana a já adotar a padronização efetiva dos seus ônibus, muito embora elas sejam identidades distintas para cada consórcio.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.