15 anos sem os trólebus de Recife

Fonte: Trólebus/Ônibus Elétricos do Recife Foto: Sérgio Martire Há exatos 15 anos deixavam de circular pela cidade do Recife o sistema de ônibus elétricos trólebus. O que iria ser apenas uma ...

Fonte: Trólebus/Ônibus Elétricos do Recife
Foto: Sérgio Martire

14492518_1126557744080511_6607862986299273357_n

Há exatos 15 anos deixavam de circular pela cidade do Recife o sistema de ônibus elétricos trólebus. O que iria ser apenas uma paralisação temporária por conta do apagão do governo FHC virou a desculpa para o fim do sistema, o qual, a empresa CRT nunca teve interesse em investir.

A mesma comprou ônibus diesel para pôr no lugar dos elétricos, alegou que não havia fabricante nacional de trólebus, que não possuía recursos para manter o sistema e por fim, sucateou a rede aérea onde os fios e cabos foram paulatinamente sendo roubados – com conivência – e por fim, a Prefeitura do Recife ceder e retirar do contrato de concessão a cláusula que obrigava a empresa a manter o sistema.

Na foto, vemos um depósito na cidade de Paulista – RMR, onde vários trólebus Marmon-Herrington e Caios Amélias ex-Ribeirão Preto-SP foram descartados, ficando, ainda, ativos, 10 Caios e 5 Marmons onde rodaram na linha PE-15 – Parador. Após o final, ainda permaneceram na garagem da CTU na Rua 13 de Maio em Santo Amaro, onde os vi sendo desmontados para o ferro velho, e assim não restar nenhum para a posteridade.