Projeto Ônibus a Hidrogênio coordenado pela EMTU encerra segunda fase

De Frota & Cia Imagens Divulgação A EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, divulgou os resultados da segunda fase do Projeto Ônibus a Hidrogênio, ...

De Frota & Cia
Imagens Divulgação

emtu

A EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, divulgou os resultados da segunda fase do Projeto Ônibus a Hidrogênio, encerrada no 1º semestre de 2016. Três novos ônibus movidos a célula a combustível hidrogênio foram testados com passageiros entre os meses de julho/2015 e março/2016 no Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara (ABD), na Região Metropolitana de São Paulo, rodando nas linhas metropolitanas da concessionária Metra. A melhoria operacional foi detectada levando-se em conta expectativas do projeto e em comparação ao protótipo testado no mesmo Corredor em 2010.Entre os fatores positivos observados na avaliação, destacam-se a nacionalização de equipamentos, em especial do sistema de tração elétrica, além de capacitar a indústria nacional para o desenvolvimento de componentes a serem aplicados nesta nova alternativa automotiva. Isso trouxe maior facilidade de reposição de peças além de redução do custo total dos ônibus.
Outros benefícios resultantes do projeto foram a melhoria no consumo dos veículos – cerca de 13,5 kg de hidrogênio para cada 100 quilômetros percorridos, ou seja, 10% inferior ao projetado; a baixa emissão de ruídos, além da melhor disposição dos equipamentos, facilitando os serviços de manutenção preventiva e corretiva por conta da tecnologia de integração dos diversos equipamentos dos ônibus.

emtu-1
O abastecimento dos três ônibus foi realizado em uma estação de produção de hidrogênio por meio da eletrólise da água, construída na sede da EMTU/SP em São Bernardo do Campo (SP). A operação da estação se deu também de forma satisfatória, produzindo até 6 kg de hidrogênio por hora, o suficiente para abastecer os três veículos numa operação diária normal no Corredor ABD, atendendo aos requisitos operacionais de projeto.
Para continuidade do projeto Ônibus a Hidrogênio, a EMTU/SP está prospectando novas parcerias que possam viabilizar a continuidade operacional da estação de produção de combustível e dos ônibus. Essa tecnologia de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes (material particulado e gases de efeito estufa). Somente vapor d’água é eliminado pelo escapamento dos ônibus.