Tecnologia para eixo direcional

Por Revista AutoBus Imagem Raphael Malacarne / Divulgação A empresa MM Tech desenvolveu um sistema para eixo auxiliar direcional idealizado para ônibus com a configuração 6×2 ou três eixos, seguindo ...
Image

Por Revista AutoBus
Imagem Raphael Malacarne / Divulgação

31717969_1673908346039501_117431127496458240_n

A empresa MM Tech desenvolveu um sistema para eixo auxiliar direcional idealizado para ônibus com a configuração 6×2 ou três eixos, seguindo uma tendência mundial em tecnologia sempre atenta ao quesito de sustentabilidade, visando a economia de pneus e de combustível, com uma melhora de manobrabilidade em veículos automotores.

Denominado ECSS – “Eletronic Control Steering Systems” (Controle Eletrônico do Sistema de Direção) – a tecnologia é composta por uma unidade hidráulica dotado de válvulas direcionais, uma central eletrônica, sensores eletrônicos de posição tanto no eixo dianteiro, como sensores de posição no eixo comandado. “Ao contrário da aplicação do sistema mecânico, de transmissão de movimentos  por barras de direção, nós utilizamos um sistemahidráulico que fornece a potência necessária para o esterçamento das rodas do eixo auxiliar”, comentou Walter Pagani, engenheiro eletrônico e diretor da MM Tech.

Ele também ressaltou que o gerenciamento eletrônico promove muitos benefícios e vantagens associados aos veículos comerciais. A ECU, que é a Central Eletrônica, é parametrizada com as proporções de ângulo de esterçamento entre o ângulo da roda master e o ângulo da roda comandada. “Este rate angular é determinado pela geometria da configuração do veículo. Para os ônibus urbanos há a regulamentação obrigatória objetivando aqueles modelos com 15 metros de comprimento, da utilização do sistema direcional no 3º eixo. Porém, nas saídas dos pontos para passageiros, onde haja necessidade de manobras, ocorre uma maior varredura da parte traseira em relação ao 3º eixo fixo. Para minimizar esta ocorrência o sistema direcional pode ser acionado acima de uma velocidade pré determinada (acima de 5 km/h, por exemplo) para permanecer como se fosse um eixo auxiliar fixo”, observou Pagani.

BUS-15-M-VARR.SAIDA-PT-ECSSFIXO-Model-Info

Além dos referidos chassis citados acima, o sistema também pode ser aplicado em modelos articulados ou então em veículos rodoviários com encarroçamento de até 15 metros.