Irizar apresenta seu primeiro caminhão elétrico

Por Estadão Imagem Divulgação Ao inaugurar uma fábrica em Aduna, na Espanha, exclusiva para a produção de produtos focados na eletromobilidade, a fabricante de ônibus Irizar, apresentou o ie Truck, ...
Image

Por Estadão
Imagem Divulgação

1526057539_143342_1526059039_noticia_normal_recorte1-1024x672

Ao inaugurar uma fábrica em Aduna, na Espanha, exclusiva para a produção de produtos focados na eletromobilidade, a fabricante de ônibus Irizar, apresentou o ie Truck, seu primeiro caminhão 100% elétrico.

O protótipo, com capacidade para 18 toneladas de peso bruto total (PBT), incialmente foi desenvolvido para cumprir tarefas urbanas, especialmente na coleta de resíduos, mas deverá se adaptar a outras necessidades de transporte de carga.

A empresa não revelou especificações técnicas, apenas que o sistema de armazenamento e a eletrônica embarcada são provenientes sos ônibus da companhia. O modelo terá ainda um pantógrafo que permite a recarga diretamente pela rede elétrica, a exemplo dos trólebus.

De acordo com a imprensa especializada local, a fabricante aproveitou a experiência adquirida com os ônibus elétricos – são mais de 150 em circulação da marca – para construir o ie Truck “com o mesmo motor e baterias usados nos ônibus”, conta Hector Olabe, diretor geral da Irizar e-mobility, para o El País.

Claramente inspirado nas carrocerias de ônibus, a cabine tem capacidade para quatro pessoas, amplo para-brisa e apenas um degrau, o que o transforma “no caminhão com a menor altura de acesso do mercado, além de permitir instalar todo o tipo de implemento sem necessidade de adaptações no chassi”, afirma Olabe.

A Irizar prefere não determinar uma data para o início das vendas do ie Truck, apenas adianta que desde 2011 desenvolve projetos de veículos híbridos e elétricos, campo de trabalho que agora passa a ser concentrado na nova fábrica de Aduna, unidade que nasce com capacidade para 1.000 veículos por ano e de um investimento de € 75 milhões.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.