Entenda melhor a linha 602-Ilha do Bispo

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar Imagens Thiago Martins de Souza  / Kristofer Oliveira / JC Barboza A linha 602-Ilha do Bispo/Mandacaru, operada pela empresa Mandacaruense, é nada mais, ...
Image

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagens Thiago Martins de Souza  / Kristofer Oliveira / JC Barboza

WhatsApp Image 2018-05-16 at 21.51.48

A linha 602-Ilha do Bispo/Mandacaru, operada pela empresa Mandacaruense, é nada mais, nada menos, que a antiga e quase invisível linha 001-Ilha do Bispo, que era operada até a segunda metade dos anos 1990 pela Boa Vista. Quase invisível porque não se há até agora registro fotográfico dela, apenas o que se conhece naquele relatório de lista telefônica. Vamos entender melhor a lógica dessa linha, que parece, mas não é confusa.

Há 21 anos, a Mandacaruense assumiu a linha 001, porém aumentou o itinerário dela a estendendo até a sua área de influência, Mandacaru, porém passando pelo corredor Tancredo Neves. Daí nasce a linha 602-Ilha do Bispo/Mandacaru (sim, é assim mesmo, apesar dos letreiros dizerem o contrário, e a gente vai explicar melhor).

Para começar, o ponto final da linha 602 não é em Mandacaru, e sim na Ilha do Bispo, na Av. Redenção, após a Estação Ilha do Bispo do trem. Saindo da Av. Redenção, ele passa pelo viaduto que corta o Acesso Oeste, na lateral do Cemitério Senhor da Boa Sentença, onde passa também em frente.

Porém antes disso, a linha 602 cumpre a função de atender aos passageiros do Cordão Encarnado, Distrito Mecânico, Saturnino de Brito e Renascer I. Porém a linha só atende a essas comunidades no sentido ida, e não na volta; os passageiros procuram outras opções nesse caso.

Saindo destas áreas e já passando em frente ao Cemitério Senhor da Boa Sentença, a linha 602 atende ainda a uma parte mais “profunda” do Varadouro, e daí passa na Rua Idaleto, de onde passa por trás da Rodoviária até o Terminal de Integração do Varadouro, por onde a linha 602 passa duas vezes, sendo a única linha a fazer isso.

0403 Neobus Mega 2006 OF-1722

Por conta disso, os ônibus costumavam andar com uma placa de identificação, ora virada como “Via Ilha do Bispo”, ora virada como “Via Manaíra Shopping”. Porém, para que você não se confunda, saiba que:

  • Os ônibus da linha 602 que vão para a Ilha do Bispo param na última parada da terceira plataforma;
  • Os ônibus da linha 602 que vão para Mandacaru e Manaíra Shopping param na primeira parada da primeira plataforma.

Ao sair da Integração, os ônibus da linha 602 que vão para Mandacaru passam direto, logicamente, no cruzamento da B.Rohan; estes ônibus irão para Mandacaru através do Corredor Tancredo Neves. Já os que vão para a Ilha do Bispo dobram para a B.Rohan, desta para a Cruz Cordeiro, Visconde de Itaparica, e daí para a Índio Piragibe, de onde vão para a Ilha do Bispo. Esse trajeto dentro do Varadouro é o mesmo usado pelos ônibus de Bayeux para sair do Centro para o Viaduto do Acesso Oeste.

0453

Pois bem, os ônibus da linha 602 seguem todo o corredor da Tancredo Neves e passam no Retão de Manaíra, em frente ao Manaíra Shopping. Lá fazem o contorno, que é o mesmo feito pela linha 1001-Via Shopping, de onde retornam para o corredor da Tancredo Neves, indo até o Alto do Céu e daí para o ponto final da linha 504-Mandacaru. Para a linha 602, é apenas mais uma parada de ônibus, já que como mencionado, este não é o terminal da linha.

Retornando ao corredor da Tancredo Neves e deste para a Lagoa, o carro faz a sua segunda passagem pelo Terminal de Integração, e daí faz o itinerário mencionado para a Ilha do Bispo.

0406 Marcopolo Torino 2007 OF-1722

A linha opera com 6 ônibus de segunda a sábado, operando 59 viagens de segunda a sexta e 56 aos sábados. Aos domingos, opera com 5 ônibus, realizando 52 viagens.