Ônibus elétrico é tema de pesquisa

Por Revista AutoBus Imagem Volvo Buses Por meio de uma pesquisa encomendada pela Volvo Buses, foi possível saber que cerca de 60% dos usuários do transporte público no Reino Unido estão dispostos a ...
Image

Por Revista AutoBus
Imagem Volvo Buses

Por meio de uma pesquisa encomendada pela Volvo Buses, foi possível saber que cerca de 60% dos usuários do transporte público no Reino Unido estão dispostos a utilizar uma rede com ônibus elétricos. A pesquisa, realizada pela Censuswide, ouviu 1.034 pessoas no mês de junho passado (dentre elas haviam motoristas de carros de passeio, de ônibus, usuários de trens e táxi, motociclistas, ciclistas e pedestres, de todas as idades acima de 16 anos). O estudo examinou a visão do público quanto ao futuro do transporte urbano,  ônibus elétricos e a qualidade do ar em um momento de níveis de poluição do ar perigosamente altos devido às mudanças climáticas.

De acordo com o levantamento, 82% dos pesquisados declararam que a qualidade do ar onde eles moram ou trabalham é importante para eles e 58% estariam dispostos a pagar mais pelas passagens, imposto rodoviário ou taxa de congestionamento para aumentar o número de ônibus elétricos e implantar a infraestrutura necessária para usá-los para melhorar a qualidade do ar em suas cidades. Ainda fica nítido que o cidadão inglês ainda tem um grande apreço pelo automóvel, predominante no cenário local. “A pesquisa indica que carros e serviços de táxi continuam no topo das opções de transporte das pessoas em centros urbanos. Porém, quanto mais pessoas se deslocarem individualmente em veículos, mais congestionadas nossas ruas serão, mesmo que os veículos sejam elétricos. Isto reduz a velocidade dos deslocamentos  para todos. Ao mesmo tempo, o congestionamento de um número crescente de carros não elétricos aumenta o risco na qualidade do ar. Precisamos mover as pessoas para opções, como os ônibus, que transportam mais pessoas. Para fazer isso, precisamos visualizar e criar o serviço de ônibus do futuro – uma nova realidade, que muda as percepções das pessoas. Serviços com apelo ambiental que fornecem a solução de transporte que as pessoas requerem. Se nossos serviços de ônibus se parecerem com isso, então levar as pessoas a  preferirem o ônibus elétrico pode reduzir os congestionamentos e melhorar a qualidade do ar em nossas cidades”, ressaltou Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

A pesquisa também apresentou outros dados a favor do modal. Cinco razões, fora os preços das passagens, que levariam as pessoas a usarem ônibus mais frequentemente são, os serviços com maior frequência (28%), linhas levando aos destinos desejados (25%), pontos de ônibus mais próximos à residência (22%), ônibus que os levem a seus destinos mais rapidamente (14%) e veículos com interiores mais limpos (12%). “As pessoas frequentemente têm a percepção do que pode ser um serviço de ônibus, fazem a comparação e escolhem seu meio de transporte. A realidade é que um sistema de ônibus    elétrico, mais silencioso, permite que os pontos de ônibus sejam localizados mais próximos às casas das pessoas e de seus destinos, uma vez que sem emissões e geração de ruído, existem menos limitações de onde eles podem ser colocados. Ao mesmo tempo, menos emissões, significa que mais ônibus podem estar nas ruas, aumentando a frequência e reduzindo os tempos de viagem”, observou Agnevall.

E, para 30% dos entrevistados, o desafio de alterar a infraestrutura das cidades para acomodar os ônibus elétricos pode ser um impedimento objetivando a adoção mais ampla desse tipo de veículo. Estes requisitos só poderão ser resolvidos quando a indústria e as autoridades de transporte trabalharem em conjunto para aumentar a presença de ônibus elétricos em  todo o Reino Unido.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.