Scania apresenta o transportador urbano do futuro

O ônibus NXT da Scania tem oito metros de comprimento, e um peso reduzido graças ao sistema de construção composto.
Image

Por Scania
Imagens Divulgação

A Scania apresentou nessa semana o veículo conceito NXT, um caminhão/ônibus elétrico movido à baterias, que pode ser usado para transporte de passageiros ou cargas e também coleta de lixo. O sistema é engenhoso, permitindo que o corpo do veículo seja trocado, em um sistema modular.

A ideia da Scania é se destacar nos centros urbanos, onde muitas cidades vem mudando a legislação para reduzir emissões de poluentes e de ruídos, e também para reduzir o número de veículos nas ruas, diminuindo os congestionamentos.

“O NXT é uma visão do futuro para o transporte nas cidades. Várias dessas tecnologias ainda precisam amadurecer completamente, mas, para nós é importante construir um veículo conceitual para demonstrar visualmente e tecnicamente as idéias sobre o que está ao nosso alcance”, diz o Presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson. “O NXT é projetado para o ano de 2030 e além, incorporando vários recursos de ponta que já estão disponíveis.”

onibus Scania NXT 4

Com o sistema modular, os sistemas de acionamento do veículo podem ser usados em um ônibus, caminhão de entregas ou caminhão de lixo. O primeiro conceiro apresentado é o de um ônibus, que está na Conferência Global de Transporte Público da UITP em Estocolmo-Suécia, até amanhã, 12 de junho.

onibus Scania NXT 1

O ônibus NXT da Scania tem oito metros de comprimento, e um peso reduzido graças ao sistema de construção composto. As baterias são cilindricas, e instaladas em baixo do piso, utilizando um espaço “morto”, que também colabora com a distribuição de peso.

Como tem baixo peso, menos de oito toneladas, a autonomia das baterias é ampliada, chegando a até 245 quilômetros com uma carga completa.

onibus Scania NXT 3

“Isso é algo novo, algo muito diferente. No entanto, o design flexível e as unidades modularizadas estão no centro dos projetos da Scania”, afirma Robert Sjödin, gerente de projetos do NXT.

onibus Scania NXT 2

“A melhoria contínua em pequenos passos tem sido a marca da Scania”, diz Sjödin. “Estamos agora dando um salto gigantesco para o futuro. Este veículo fornecerá dados tangíveis inestimáveis ​​em nosso desenvolvimento contínuo de veículos autônomos eletrificados”.

Com a apresentação do veículo, a Scania espera inspirar as cidades a buscarem um transporte público mais eficiente e sustentável.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.