Projeto Operador em Ação da Unitrans começa última etapade 2019 com treinamento sobre Condução Responsável

Nesta última etapa do Projeto, os operadores estão tendo a oportunidade de revisar procedimentos que melhoram a dirigibilidade dos veículos
Image

Por News Comunicação
Imagens Divulgação

Os motoristas da empresa de ônibus Unitrans começaram nesta segunda-feira (18) a última uma etapa do projeto Operador em Ação de 2019. Durante toda essa semana e até o dia 22, os operadores trabalharão uma temática operacional, focada em algumas peças da engrenagem de um veículo – a turbina, o freio e a embreagem. Esses três itens estão diretamente ligados ao desempenho do veículo, ao consumo de combustível, a segurança da condução e a própria vida útil do motor e destas engrenagens importantes. A partir do tema ‘Impacto Positivo de uma Condução Responsável’, o instrutor Cláudio Martins vai reforçar informações e atitudes que possibilitam que os operadores dirijam ainda melhor.

Ricardo Galvão gerente de Manutenção também prestigiou a abertura dos trabalhos

A capacitação, que acontece no auditório da Unitrans, foi aberta pela gerente de Recurso Humanos, Isabela Maria, que agradeceu o interesse dos operadores e a participação nos módulos anteriores do Projeto. “Antes de mais nada, quero agradecer o compromisso de vocês em participarem dos treinamentos e buscarem, no dia a dia, melhorar a nossa prestação de serviços e desempenho operacional”, disse ela, enquanto passava várias fotos que registraram os treinamentos anteriores. Isabella lembrou ainda que no dia 14 de dezembro será a celebração Natalina da empresa e fez o convite para que todos participem deste momento.

Os operadores estão revisando questões importantes na condução de um ônibus scaled

Dividido em cinco etapas bimestrais, com duas turmas por dia, sendo uma pela manhã e outra à tarde, e divididas por terminais de linhas para que todos os profissionais possam participar sem atrapalhar seus turnos de trabalho, o Projeto começou hoje (18) sua última etapa antes da cerimônia de premiação dos melhores operadores do ano, que acontece na primeira quinzena de dezembro, provavelmente, no dia 11.

Operadores da Unitrans têm treinamento até sexta feira

Nesta última etapa do Projeto, os operadores estão tendo a oportunidade de revisar procedimentos que melhoram a dirigibilidade dos veículos e, consequentemente, aumentam a vida útil de peças importantes e fundamentais na engrenagem dos ônibus. “Questões básicas como esperar cerca de 30 segundos depois de ligar o veículo para dar partida ou desligar com ele já parado, fazem a diferença na vida útil de turbinas, assim como não descansar o pé no pedal respeitar o tempo de rotação para troca de marcha, aumenta a vida útil da embreagem e evitar dar freadas bruscas para não danificar precocemente o disco de freio”, reforçou o instrutor, lembrando que ao menor sinal de que algo está errado com o veículo, o operador precisa acionar a garagem e solicitar o reparo. Ainda segundo Charles, a turbina é uma peça cara cujo tempo de vida útil pode ser reduzido em 50% caso a operação do veículo não seja correta.

O último módulo acontece até sexta feira scaled

O chefe de tráfego Allisson Ricartti, falou em seguida, comentando alguns resultados do Operador em Ação, que embora seja voluntário, tem tido um bom engajamento dos profissionais e mostrado uma curva ascendente de resultados positivos. “Vocês sabem que é muito importante essa participação no Projeto e o compromisso na busca de melhores resultados na operação e nós temos avançado muito. Ainda não estamos no ideal, mas já melhoramos bastante”, destacou Allisson apontando os avanços. O gerente de Manutenção da Unitrans, Ricardo Galvão, também prestigiou a abertura da semana de capacitação, reforçando o papel que tem cada operador e o convite para participar da celebração natalina, no dia 14 de dezembro.

O treinamento foi encerrado com uma oração

O motorista do Circular 1.500, Gilvamberto Amarente Ferreira, que há 24 anos é funcionário da empresa e que foi um dos profissionais que se destacou pelo desempenho de suas funções, reforçou a importância de cada um fazer a sua parte, na busca de melhores resultados. “Se cada um fizer o seu melhor, lógico que todos ganham com isso, a empresa, que melhora o serviço, o passageiro que é melhor atendido e a gente que tem a garantia de um trabalho, além da cidade que continua a ter um serviço de transporte exemplar. Eu faço a minha parte. Eu sou um colaborador e sempre fiz o melhor que pude”, disse ele, que hoje ganhou um brinde – um conjunto de ferramentas- pelo seu bom desempenho na Linha.