Empresas para reforçam limpeza em ônibus contra coronavírus na Paraíba

Conforme o Sintur, o processo será feito tanto nas garagens quanto nos principais terminais de integração de passageiros
Image

Por Portal Correio
Imagem JC Barboza

Os ônibus de João Pessoa serão higienizados duas vezes por dia para prevenir contra o novo coronavírus. Apesar da Paraíba não ter nenhum caso oficial confirmado, até o começo da tarde desta terça-feira (17), a rotina no estado está drasticamente alterada diante do quadro nacional. Em Campina Grande, também foram adotadas medidas nos transportes públicos.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) informou em nota que a medida passa a valer a partir desta quarta-feira (18). Conforme o Sintur, o processo será feito tanto nas garagens quanto nos principais terminais de integração de passageiros.

Trens – A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que está reforçando a higienização nos trens, nas estações e em áreas comuns.

Campina Grande

Fica determinado para as empresas a higienização dos veículos, ao final de cada viagem e, especificamente, nos locais onde há um maior contato pelos passageiros, como as barras de apoio, roletas etc. Da mesma forma, na manutenção dos alçapões dos ônibus permanentemente aberto, para melhor circulação de ar.

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) também pede que os usuários utilizem mais o cartão Vale Mais Card, da bilhetagem eletrônica, em vez de dinheiro no pagamento da tarifa, o que pode ajudar a evitar contaminação. Há ainda uma determinação para que as empresas de ônibus façam treinamento com funcionários quanto à higienização dos veículos e fixação de cartazes nas garagens de ônibus sobre medidas preventivas

Redução de frota – Conforme ordem de serviço emitida aos consórcios de transporte coletivo, na medida que os serviços públicos forem reduzindo, como aulas e funcionamento de repartições públicas, a oferta de transporte público será redimensionada em função da diminuição dos deslocamentos urbanos.