Os chassis da Reunidas

Há nove anos, fotografamos dois chassis de ônibus encomendados para a Reunidas. E não é que descobrimos os carros construídos neles?
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza / Paulo Rafael Viana

Nas constantes “garimpadas” que fazemos em nosso acervo, fizemos mais uma descoberta bem interessante e que vamos dividir com vocês nessa matéria.

Em 22 de fevereiro de 2011, nossa equipe visitou a fábrica da Ciferal, atual Marcopolo Rio na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Além de fotografar os ônibus que estavam prontos saindo da fábrica, eles fotografaram também várias carretas que chegavam carregadas de chassis para receberem as carrocerias urbanas fabricadas pela encarroçadora na época. Nesta unidade fabril da Marcopolo, eram produzidos os modelos Torino, Viale e Senior Midi.

011 scaled

Neste dia, chegaram alguns chassis OF-1722M da Mercedes-Benz. Todos os chassis desta fabricante que chegava a fábrica da Marcopolo, vinham com o painel cobertos com uma lona amarela com a identificação da empresa ao qual eles pertenciam e a numeração final do chassi. Essa numeração também vinha escrita no próprio chassi, além do modelo do mesmo.

Porém, dois desses chassis chamaram a nossa atenção. Neles estava escrito o nome Unidas que, pra quem não sabe, é a razão social da empresa Reunidas. Reunidas é o nome fantasia da Unidas Transporte e Turismo LTDA.

039 scaled

Tiramos a foto e ficamos imaginando de quem para quais ônibus esses chassis iriam, mas como achávamos que seria impossível descobrir em quem eles seriam encarroçados, não nos aprofundamos no assunto e virou mais uma foto em nosso acervo.

Mas nove anos depois, achamos as fotos e resolvemos fazer uma pesquisa no app Sinesp e não é que achamos quem eles são atualmente?

Como pode ser visto na foto, ambos os chassis estão com os seis últimos números de identificação. Por esses números, conseguimos identificar quem são cada um deles atualmente.

O de final 801712, chassi que está embaixo na foto, segundo o Sinesp, recebeu a placa OEU-3056, placa pertencente ao Torino de prefixo 0896 da Reunidas.

Já o de final 801762, o que está em cima do outro chassi, recebeu a placa OEU-3046, segundo o Sinesp. Placa essa que é do Torino da Reunidas com o prefixo 0854.

Ambos ainda rodam na Reunidas que faz parte do Consórcio Unitrans que opera linhas municipais no sistema de transporte urbano de João Pessoa. Provavelmente possa ser o último ano de operação deles, já que ano que vem completam 10 anos e pela determinação da prefeitura da cidade, os ônibus só podem circular no máximo 10 anos na capital paraibana.