O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) autorizou a reativação da linha intermunicipal 590R Ponta Negra–Candelária (via Boqueirão), operada pela Viação Nossa Senhora do Amparo. O despacho é de 19 de outubro de 2026 e foi publicado nesta quinta-feira (5 de novembro) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
A linha liga Ponta Negra, em Maricá, à Candelária, no Centro do Rio, com passagem por São Gonçalo e Niterói. O Detro-RJ aprovou a retomada com uma oferta inicial reduzida para que a operadora possa acompanhar a procura e avaliar se há demanda para ampliar o número de viagens.
Saídas serão às 10h20 da Candelária e às 12h50 de Ponta Negra
O quadro de horários aprovado prevê uma partida por sentido nos dias úteis. Da Candelária, a saída será às 10h20, na Rua Visconde de Inhaúma. De Ponta Negra, o ônibus partirá às 12h50, da Praça Nossa Senhora das Graças.
A tarifa será de R$ 20,25, calculada pelo Detro-RJ com base nos coeficientes da Portaria DETRO/PRES nº 1.960/2026. A frota será compartilhada com a linha 544R Maricá–Tribobó.
Trajeto passa pelo Boqueirão e pela Ponte Rio–Niterói
Segundo a área técnica do Detro-RJ, a atualização dos nomes das vias no itinerário preserva o trajeto original da linha. Em direção à Candelária, o ônibus passa pela Avenida Maysa, pela Estrada Antônio Callado e pela Estrada Beira da Lagoa, em Maricá. Depois, segue pelas rodovias RJ-106 e RJ-104, pela Alameda São Boaventura, em Niterói, e pela Ponte Rio–Niterói.
Na capital, o percurso de ida passa pela Avenida Brasil, pela Via Binário do Porto e pela Avenida Presidente Vargas até a Rua Visconde de Inhaúma. No sentido Ponta Negra, o trajeto inclui a Avenida Rio Branco, o Túnel Rio 450 Anos e a Avenida Francisco Bicalho antes da travessia da ponte.
Linha estava suspensa desde julho de 2025
A 590R foi suspensa em 16 de julho de 2025 devido à baixa ocupação dos ônibus, que tornou a operação economicamente inviável à época. A Viação Nossa Senhora do Amparo solicitou a retomada com menos viagens para medir a demanda antes de propor uma eventual ampliação dos horários.
Ao analisar o pedido, a área técnica considerou que a ligação oferece mais uma opção para deslocamentos entre Maricá, Niterói e o Rio de Janeiro, inclusive para quem viaja a trabalho ou estudo. A presidência do Detro-RJ deferiu a solicitação no processo SEI-100005/007872/2026. A data da primeira viagem após a reativação ainda não consta no despacho.
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.












