Gestão da STTP já implantou 395 abrigos de ônibus em Campina Grande garantindo ao usuário respeito, conforto e acessibilidade durante a espera

Informações são referentes à gestão do superintendente Félix Neto, no período de 2015 à 2020.
Image

Por STTP
Imagens Divulgação


A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, divulgou na manhã desta sexta-feira, 18, relatório com dados específicos de implantação de abrigos de ônibus e piquetes de paradas de embarque e desembarque de passageiros.

As informações são referentes a gestão do superintendente Félix Neto, no período dos anos de 2015 à 2020. A cidade conta hoje com 39 linhas de ônibus, e na busca de oferecer um melhor conforto aos usuários do transporte coletivo os números apontam que a STTP já implantou 395 abrigos novos, 57 outros foram revitalizados, e 430 piquetes novos implantados., com todos os equipamentos georefenciados pela Divisão de Controle Operacional de Transportes.

Somente na Avenida Floriano Peixoto, principal corredor da área central da cidade, existem vinte e quatro novos abrigos, onde em quatro deles – nas paradas da Telemar / Damas / Antigo Bompreço e na Secretaria de Administração – estão acompanhados do PVM – Painel de Mensagens Variáveis, onde são disponibilizados aos usuários os horários de embarques nos ônibus.

  • WhatsApp Image 2020 12 01 at 18.13.04 300x225 1
  • WhatsApp Image 2020 11 23 at 19.04.16 300x225 1
  • WhatsApp Image 2018 08 23 at 23.00.42 300x225 1
  • WhatsApp Image 2018 08 23 at 23.00.41 300x225 1
  • WhatsApp Image 2018 08 23 at 23.00.41 3 300x225 1

De acordo com o dirigente da STTP a implantação desses equipamentos tem proporcionado sombra, proteção contra chuva, banco para sentar, e em boa parte deles instalados com acessibilidade – rampas de acesso, calçada nova, e pinturas de meio fio.

“Temos feito muito atendendo a essas demandas da população. Mais de 70% dos bairros da cidade foram beneficiados com novos abrigos, inclusive os distritos, onde substituímos algumas estruturas de concretos que estavam oferecendo perigo aos usuários. E essas ações tem garantido ao usuário respeito, conforto e acessibilidade durante a espera do transporte coletivo. E isso é o que a população espera encontrar quando chegar a um ponto para aguardar o seu ônibus”, disse Félix Neto.

O déficit na cidade é de aproximadamente 800 abrigos, e desse número a STTP prevê que apenas 500 deverão ser possiveis de  instalar, já subtraindo os 395 já implantados, restando ainda cerca de 105 equipamentos previstos para implementação.

Parcerias: O superintendente disse ainda que para chegar a esses números também contou com o apoio e colaboração de dois importantes parceiros, a exemplo do SITRANS, que doou cerca de 100 abrigos, e da URBEMA, com quem foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para essa  implantação de abrigos de ônibus, além de sinalização de ruas e avenidas da cidade.

Abrigo Inteligente: Para 2021 à STTP já trabalha num projeto de implantação de um modelo de Abrigo Inteligente, com disponibilidade de internet, tempo real de embarques, e iluminação, onde o usuário do transporte coletivo tera mais conforto e garantia de segurança enquanto espera seu ônibus.

Como são escolhidos os locais que recebem abrigos:

Os pedidos da população feitos por meio de ofícios, por demandas vindas da Câmara de Vereadores, ou pela central de atendimento da Ouvidoria,  são dados muito importantes e levados em consideração para escolha dos locais onde são instalados os pontos de parada. Além disso, é necessário aval técnico da STTP, que analisa a viabilidade através do número de linhas e passageiros que utilizam o local, o espaço físico para implantar o abrigo e se a região oferece segurança para pedestres e motoristas.

“muitas vezes as dificuldades de instalação de abrigos ou piquetes numa comunidade, são oriundas de caçadas impróprias, ou do proprio morador do local indicado para implantação, que não permite a instalação do equipamento, infelizmente”, disse Alexandre Albuquerque, responsável pelo setor de implantação e conservação dos abrigos e piquetes.

Revitalização – Segundo Alexandre, além de retirar os abrigos velhos, a equipe da STTP também realiza a preparação da base e, em alguns locais, a calçada também é refeita para melhorar a acessibilidade, para a colocação de um novo equipamento,  fazendo um serviço completo que melhora muito a vida de quem utiliza o transporte coletivo, explica.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.