Prefeito de Campina Grande reúne empresários e trabalhadores e contorna impasse gerado pela paralisação dos motoristas

Ainda no início da tarde, Justiça acatou ação da STTP, garantindo o funcionamento de 30% do transporte coletivo.
Image

Por STTP
Imagens
Rodrigo Gomes /  Reprodução/TV Correio / Divulgação STTP

Em reunião, na tarde desta terça-feira, 6, na sede da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima reuniu empresários e motoristas de transporte coletivo. No final da tarde, contornou a crise gerada pela paralisação, no final da manhã, pela categoria.

Sob a mediação de Bruno Cunha Lima, membros do Sindicato dos Motoristas de ônibus e representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sitrans) continuaram as negociações para um acordo em relação ao pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores.

IMG 20210706 WA0059

Os profissionais haviam paralisado as atividades no final da manhã atraso de salários e no pagamento do ticket- alimentação.

c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b 11

Em sua fala, o prefeito Bruno destacou que o Município não tem medido esforços para manter em funcionamento normal o sistema de transporte coletivo de Campina Grande, e que a população não pode por impasse entre empresários e motoristas. E apelou para o bom senso dos envolvidos, no sentido de resolver a situação vez uma vez por todas.

Ação acatada pela Justiça

Antes mesmo do final da reunião, a prefeitura já havia garantido na Justiça o retorno imediato de 30% do efetivo de motoristas integrante da frota de transporte coletivo, conforme decisão do Juiz da 1ª Vara do Trabalho, André Machado Cavalcanti, acatando ação ajuizada pelo jurídico da STTP.

Na decisão do magistrado fica garantida os 30% de serviços mínimos essenciais à população. O esquema de funcionamento das linhas ficou assim definido pela STTP, de acordo com as linhas:

903B (2 carros)
903A (1 carro)
090A (2 carros)
092 (6 carros)
922 (3 carros)
077 (2 carros)
022 (2 carros)
660 (2 carros)
220 (2 carros)
263A (2 carros)
263B (2 carros)
303(2 carros)
333 (2 carros)
003 (1 carro)
110 (1 carro)
444 (2 carros)
004 (3 carros)
944 (1 carro)
505 (2 carros)
555 (2 carros)
245 (3 carros)
101 (2 carros)
111 (2 carros)
955 (2 carros)
910 (2 carros)


Sitrans emite nota paralisação

O Sindicato dos Motoristas de ônibus e representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sitrans) emitiu na noite terça-feira sobre a paralisação dos motoristas em Campina Grande

Sobre a paralisação dos motoristas do sistema de transporte coletivo nesta terça-feira, 06, o Sitrans informa que está participando das negociações com o sindicato trabalhista e a Prefeitura de Campina Grande, as quais deverão prosseguir nesta quarta-feira e, após a conclusão do diálogo, deverá se pronunciar de maneira mais detalhada.

Desde já, a entidade ressalta que lamenta os transtornos gerados aos usuários, ao tempo, contudo, que compreende o sentimento dos trabalhadores mobilizados, destacando que ambos – passageiros e colaboradores – sofrem as consequências do agravamento da crise que afeta o transporte público, que é direito do cidadão e dever dos governos.

Por fim, o Sitrans informa que liminar judicial determinou ao Sindicato dos Motoristas o funcionamento de pelo menos 30% da frota em Campina Grande, decisão que será cumprida.

As empresas que operam o sistema trabalham para que essa situação seja contornada, ressaltando, todavia, que o quadro requer a adoção de medidas efetivas e definitivas por parte do poder concedente para manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de prestação do serviço.

Do contrário, o efeito inevitável será o colapso, com prejuízo irreparável para centenas de colaboradores e suas famílias e, sobretudo, para os milhares de campinenses que dependem essencialmente do transporte público coletivo todos os dias.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.