Por ANTT
Imagens/Vídeo Equipe de fiscalização da ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou os números de oito dias da Operação Centauro de combate ao transporte interestadual de passageiros não autorizado. A ação, de 08 a 16 de outubro, fiscalizou 3.422 veículos e 218 foram apreendidos pela Agência. Os valores de autuações chegam a 6,3 milhões de reais.
Com essa fiscalização, intensificada em todo o país, a ANTT procura, principalmente, evitar que o clandestino circule, trazendo grandes riscos para a população.

A equipe de fiscais da Agência mantém o alerta à população dos perigos que um transporte não autorizado acarreta. Geralmente, os veículos clandestinos trabalham com motoristas despreparados e cansados, em carros que podem ter a segurança, em geral, precária, por problemas como pneus carecas e freios sem manutenção. Além disso, existe também o risco do contágio pela COVID-19, uma vez que estas empresas não seguem normas sanitárias.

Na operação Centauro, cerca de seis mil passageiros foram retirados de viagens não autorizadas e foram transferidos para o transporte legalizado. De acordo com a legislação, os passageiros que estão nos veículos flagrados irregulares são realocados em empresas autorizadas e as despesas dos bilhetes ficam a encargo dos infratores.

A ação ocorreu em 27 pontos do Brasil e para uma melhor eficácia das fiscalizações, os servidores da ANTT tiveram o importante e imprescindível apoio da Policia Rodoviária Federal (PRF), polícias militares estaduais e de outros órgãos da administração pública, como a Receita Federal e os Departamentos Estaduais de Estradas e Rodagens (DER).

A data da Operação Centauro da ANTT foi escolhida em função do feriado prolongado do dia de Nossa Senhora Aparecida e do dia das crianças (12/10, datas que tradicionalmente aumentam o número de viagens interestaduais).
Veja os detalhes da Operação Centauro por estado:

Para informações sobre a legalidade da viagem ou denúncias de transporte clandestino, a Agência informa os canais da Ouvidoria:

Whatsapp (61) 99688-4306, telefone 166 ou pelo e-mail: [email protected]