4 destinos literários para conhecer de ônibus

Conheça quatro destinos operados por empresas do Grupo JCA.

Existem diversas modalidades de turismo. Há quem viaje pelas opções gastronômicas e de passeios, enquanto outras pessoas priorizam locais com variedades de lojas para fazer compras. Existem gostos para todo o tipo de viagem – inclusive para quem adora uma boa leitura. Que tal conhecer um pouco mais sobre o turismo literário brasileiro? O Grupo JCA preparou um roteiro dedicado aos amantes da literatura e do turismo:

Rio de Janeiro

Além das belas praias, o Rio de Janeiro é um grande berço cultural e, na literatura, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis e Lima Barreto tinham grande apreço pela cidade. O Caminho das Estátuas Literárias é o principal roteiro literário do Rio. O itinerário conta com visitas às estátuas de Carlos Drummond de Andrade em Copacabana; à Academia Brasileira de Letras, onde o pátio do local é a principal atração com uma homenagem a Machado de Assis, o dono da cadeira n° 23 da instituição; e à Lapa, na Rua do Lavradio, onde também há uma homenagem ao jornalista e escritor Lima Barreto. No site da Viação Cometa, por exemplo, é possível encontrar viagens partindo de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro.

Minas Gerais

No estado mineiro, a atração principal fica por conta do Circuito Guimarães Rosa, onde o turista tem a oportunidade de conhecer toda a vida do escritor, além de apreciar os costumes sertanejos – como as festas tradicionais, cavalgadas e comidas típicas. O Circuito é feito pelas cidades de Cordisburgo (cidade natal do autor), Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Curvelo, Inimutaba, Morro da Graça, Pirapora e Presidente Juscelino. Em cada destino, o turista conhecerá capelas, museus e apresentações de obras oficiais totalmente preservadas. No site da Viação Cometa, por exemplo, é possível encontrar viagens partindo de São Paulo para Belo Horizonte, capital mineira que fica a 1 hora de distância de Cordisburgo.

São Paulo

Quem visita a famosa Avenida Paulista, dominada por altos prédios e empresas, muitas vezes não imagina que exista um espaço dedicado à memória de um escritor: a Casa das Rosas, instituição ligada a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que abriga o acervo do poeta Haroldo Eurico Browne de Campos, mais conhecido como Haroldo de Campos. Diversas atividades literárias e culturais acontecem por lá e muitas ligadas à poesia. Em São Paulo, há também a Casa da Colina do poeta, escritor e jornalista Guilherme de Almeida. A casa onde o artista viveu foi transformada em museu, mantendo a decoração e o acervo de livros e obras de arte do poeta. No site da Auto Viação 1001 é possível, por exemplo, encontrar viagens partindo do Rio de Janeiro para São Paulo.

Rio Grande do Sul

É na capital gaúcha, Porto Alegre, que fica a Casa de Cultura Mario Quintana – um espaço reservado que conta a vida toda do autor. O local é um antigo hotel onde Mario Quintana morou por mais de 20 anos e, além de apresentação de obras do escritor, o recinto também é voltado para o cinema, música, artes visuais, dança, teatro, literatura e realização de oficinas e eventos ligados a todas as formas de arte. No site da Viação Catarinense é possível, por exemplo, encontrar viagens partindo de Curitiba para Porto Alegre.

Por que ir de ônibus?

As viagens de ônibus são mais práticas e econômicas, custando até 40% menos do que fazer os trajetos de avião, por exemplo. Não há tanta burocracia no embarque e desembarque de passageiros, como é o caso dos aeroportos, e nos ônibus é possível levar as bagagens sem a preocupação de ter que arcar com taxas adicionais. O conforto é garantido por modalidades de assento que oferecem poltronas semileito, leito e cama, além de tecnologias embarcadas dentro dos ônibus, como acessos USB individuais para carregamento de dispositivos e WiFi gratuito a bordo. Não é preciso ir até a rodoviária comprar as passagens – tudo pode ser feito de maneira digital, inclusive no check-in, com o uso do BPE (bilhete de passagem eletrônico).

As empresas do Grupo JCA – Viações Cometa, 1001 e Catarinense – garantem ônibus sanitizados e preparados com todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 para que os passageiros percorram seus trajetos tranquilamente.

0compartilhamentos

Inscreva-se na nossa newsletter