Volvo apresenta o LX03, protótipo de carregador elétrico com conceito de autoaprendizagem

Totalmente autônomo e elétrico, o conceito desenvolvido pela Volvo Construction Equipment é o primeiro exemplo real de um carregador de roda com inteligência para tomar decisões, executar tarefas e interagir com humanos. Também é a primeira vez que um modelo LEGO® Technic foi transformado em uma máquina real. Embora ainda não disponíveis comercialmente, as inovações do LX03 devem servir de base para aplicações de hoje e do futuro.

Inspirado em um conceito criado por engenheiros e designers da Volvo CE e LEGO® Technic, o Volvo LX03 é um marco de inovação. Representa o próximo passo da Volvo CE em máquinas inteligentes, em linha com a determinação da marca em descarbonizar a indústria da construção.

O presidente da Volvo CE, Melker Jernberg, afirma: “precisamos transformar a indústria da construção com soluções inteligentes e mais sustentáveis, que terão impacto em escala global. A apresentação do protótipo LX03 representa exatamente isso: é prova da incrível experiência de nossos engenheiros e do nosso compromisso para uma mudança positiva. Juntamente com o Grupo LEGO, estamos ultrapassando os limites da tecnologia e da imaginação. O resultado vai além de tudo o que o mundo já viu até agora.”

Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo, diz: “como líderes em transporte e infraestrutura temos um papel vital a desempenhar, com medidas que impactem nas mudanças climáticas e intensifiquem o ritmo de inovação para cumprir as metas de emissões. Acreditamos em trabalhar com parceiros motivados e criativos que, como nós, estão focados em tornar a inovação real e ir além de meras palavras”.

Parceria pioneira

O que começou como um projeto entre designers e engenheiros das duas empresas para explorar o potencial para o futuro da construção, evoluiu com a apresentação bem sucedida do 42081 LEGO® Technic Concept Wheel Loader ZEUX.

O chefe de produto da LEGO Technic, Niels Henrik Horsted, assegura: “nossas duas empresas desfrutaram de uma parceria extremamente bem sucedida ao longo dos anos, em que colaboramos em vários modelos LEGO Technic. Mas esta é a primeira vez que estamos fazendo uma máquina real baseada em um modelo e não o contrário – e é isso que torna este projeto verdadeiramente único.”

Máquinas colaborativas

O protótipo LX03 foi construído por uma equipe dedicada de engenheiros, programadores e técnicos da Volvo CE em Eskilstuna (Suécia) e Konz (Alemanha), em colaboração com a equipe de design de Gotemburgo, da matriz da marca na Suécia. O resultado é um carregador de rodas de 5 toneladas, desenvolvido como um conceito modular que pode ser produzido em tamanho maior ou menor com poucas mudanças no processo de fabricação. Ele também compartilha sua transmissão com a Volvo L25 Electric, tornando-o uma máquina de emissão zero e baixo ruído, com autonomia de até oito horas, dependendo da aplicação.

O LX03 foi projetado para ser uma máquina inteligente e segura, capaz de se adaptar a diferentes cenários, tomar decisões em tempo real e, o mais importante, colaborar com humanos. O equipamento pode ser programado pelos clientes para realizar serviços pesados, repetitivos ou perigosos, reduzindo a necessidade de um ser humano no local das tarefas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.