Volvo assina compromisso com aliança para acelerar o uso de ônibus elétricos na América Latina

A aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator – ZEBRA” (aceleração para uso de ônibus zero emissões) é uma iniciativa para acelerar a implantação de ônibus cada vez mais limpos nas principais cidades latino-americanas. O ingresso na parceria é parte do compromisso da Volvo Buses em estabelecer uma rede colaboração dentro da indústria para impulsionar a transição para um transporte público com zero emissões.

A Volvo é a primeira montadora europeia de ônibus a assinar compromisso com a aliança ZEBRA, uma colaboração de grande escala lançada em 2019 para acelerar a adoção de ônibus de emissões zero nas principais cidades latino-americanas.

O compromisso da Volvo Buses é voluntário e foi estabelecido em parceria com a aliança ZEBRA e seus cofundadores: o Conselho Internacional para Transportes Limpos (International Council on Clean Transportation – ICCT) e o C40 – Grupo de Cidades de Liderança em Mudanças Climáticas (C40 – Cities Climate Leadership Group), além de vários outros parceiros da indústria. O acordo exigirá que a Volvo Buses implemente uma série de atividades, incluindo fornecer ônibus elétricos para a Cidade do México e Santiago nos próximos 18 meses, além de promover demonstração de ônibus com zero emissões em cidades selecionadas pela aliança.

Dan Pettersson, vice-presidente da Volvo Bus Corporation, diz: “parcerias são vitais para o sucesso da transição para o transporte público de zero emissões. Como membro da aliança ZEBRA, agora podemos compartilhar nossa competência e longa experiência em soluções de eletromobilidade na Europa para apoiar a transição para ‘cidades zero’ (emissões, ruído e acidentes) também na América Latina.”

Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America, afirma: “Em pouco tempo, percebemos um aumento significativo na demanda por soluções elétricas em transporte público no continente. A parceria com a aliança ZEBRA, somada ao recente lançamento do nosso chassi elétrico Volvo BZL, garantirá que conseguiremos atender a demanda e assegurar uma transição mais rápida e segura para ônibus zero emissões em nossas maiores cidades.”

Aliança ZEBRA

A aliança ZEBRA foi lançada em 2019 para acelerar a adoção de ônibus zero emissões nas maiores cidades latino-americanas. É financiada e facilitada pelo P4G e tem a coliderança do C40 Cities e do International Council on Clean Transportation com apoio do Centro Mario Molina-Chile, Clean Energy Works, Global Green Growth Institute (GGGI) e do World Resources Institute (WRI).

Em novembro 2021, uma coalisão de investidores internacionais assinou um compromisso com a aliança ZEBRA para investir mais de um bilhão de dólares em frotas públicas de ônibus zero emissões na América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.