A hora deles chegou: Viales trucados da São Jorge e Scania da Aparecida vendidos

Veículos que marcaram, ainda que num passado recente, a história do transporte coletivo em João Pessoa estão de partida para outros estados. Fora da idade média de dez anos, os Viales trucados da São Jorge e uma das Scania da Nossa Senhora Aparecida foram encaminhados para seus novos donos.

Saiba para onde eles estão indo:

Viales trucados da São Jorge, destino Alagoas

Os últimos Viales trucados em operação no sistema pessoense deixaram a frota no início deste mês e já não estão mais com a pintura do Consórcio Navegantes. Os carros 02100, 02101, 02102 e 02103 foram adquiridos zero em 2009 e fizeram linhas como 1519, 5120, bem como foram reservas no 104 e 2300. Nos últimos dias, foram extra na linha 120 e só foram baixados agora por causa do tamanho, mas não deu para esperar mais. Esses Viales saem da frota com quase 13 anos de operação.

O destino deles será Arapiraca, em Alagoas, cidade essa que tem vários ex-A.Cândido espalhados tanto pelas empresas urbanas do município quanto por particulares. Segundo as informações que recebemos com as imagens, o proprietário deve encurtar os ônibus removendo o eixo extra deles.

Desse modo, restam agora 16 unidades do modelo que outrora era dominante na frota pessoense; as seis de chassi 4X2 nas empresas da família Lopes, a Aparecida e a São Sebastião, os oito articulados da Unitrans e os dois também articulados da São Jorge. Esses veículos tem até no mínimo o final do ano para rodarem.

Scania da Aparecida vai para o Rio Grande do Norte

A Nossa Senhora Aparecida se desfez do carro 09119, que foi uma surpresa quando chegou; adquirido usado da Itamaracá e junto a outras duas unidades de mesma origem, essas foram as primeiras – e as últimas – unidades Scania F230 do sistema pessoense, que agora sim se despede dos dianteiros da marca depois do revival – e de um hiato de quase quinze anos sem modelos da marca rodando na frota municipal pessoense.

Essa unidade deve fazer fretamento em Guamaré, no Rio Grande do Norte. O letreiro sugere que ele servirá para transporte de alunos da cidade que estudam no campus do IFRN na cidade vizinha de Macau.

O carro 09119 foi o último Apache Vip em chassi Scania a ser desativado do sistema pessoense. A mesma Aparecida segue contando com os dois únicos veículos com chassi que não é Mercedes-Benz; os Torinos 09149 e 09151, ex-CS Brasil de Itaquaquecetuba – hoje Expresso Planalto, rodando com a maior parte dos carros do lote de origem dos mesmos.