Uma parte da história contada em fotos: Viale de testes da Scania no Rio de Janeiro

Veículo passou por quatro empresas no Rio de Janeiro e em outras empresas paulistas, curitibana, catarinense e até amazonense.
Image

A montadora Scania, em 2001, adquiriu uma carroceria do modelo Viale para demonstrar em várias empresas de ônibus pelo país o chassi L94 IB 6X2 lançado naquele mesmo ano.

A novidade da montadora sueca, possuía 15 metros de comprimento, terceiro eixo direcional, motor Scania DSC9 12 com 260 cv /191 kw de potência com 4 tempos, 6 cilindros em linha, equipado com turbo e intercooler.

Fabricado entre os anos de 2001 e 2004, o L94 IB 6X2 montado sobre o Viale, esteve em testes por empresas do Rio de Janeiro entre os anos de 2002 e 2004. Santa Sofia, Amigos Unidos, Breda Rio/Auto Diesel e 1001, foram algumas das que testaram o chassi.

Na Santa Sofia, este Viale rodou na linha S-11, atual 358, na Amigos Unidos na linha 175, atualmente extinta, na Breda Rio, na linha 384 e na Auto Viação 1001, na linha 998, atual 760D.

1001 Marcopolo Viale 1

Originalmente esse veículo não tinha sistema de ar condicionado, como mostra a imagem disponibilizada pela Scania, sendo adaptado algum tempo depois.

15metros

O Viale possuía itinerário de dotz na cor amarela, muito utilizados nos anos 90, que foi trocado anos depois, 3 portas do lado direito e duas portas do lado esquerdo para embarques em terminais. O piso interno era em taraflex, sua bancada era estofada e as janelas eram fixas na parte debaixo, podendo ser abertas apenas na parte de cima.

Apesar dos testes, nenhuma unidade deste modelo de chassi da Scania foi adquirido por empresas do Rio de Janeiro.

Além das empresas fluminenses, o Viale de testes da Scania rodou por empresas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e até mesmo no Amazonas, na empresa Cidade Manaus.

Viale Scania

O último registro deste Viale de testes da Scania foi no ano de 2014 já parcialmente sucateado na cidade de São Paulo, pouco depois da sua passagem pela empresa Santa Brígida.