Sistema BRT do Rio de Janeiro terá 220 ônibus Marcopolo

Veículos são do modelo Torino Express (articulado) e contam com tecnologias que proporcionam mais segurança e conforto:Sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone na ...
Image

O sistema BRT da cidade do Rio de Janeiro vai receber a partir de novembro, 220 novos ônibus articulados Marcopolo Torino Express para operação transporte público municipal, nos corredores BRT RJ Transoeste, Transcarioca, Transolimpica e Transbrasil. O novo veículo foi apresentado em cerimônia hoje, no dia 26 de setembro, na capital fluminense, com as presenças do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, da secretária municipal de transportes, Maína Celidonio, e da presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

27092022 Marcopolo BRT RJ 3

“A Marcopolo é líder no fornecimento de veículos para os mais importantes sistemas de mobilidade da América Latina e tem muito orgulho em colaborar com a contínua elevação do transporte coletivo urbano de uma cidade tão importante quanto o Rio de Janeiro. Os novos veículos vão proporcionar deslocamentos mais eficientes, confortáveis e seguros para a população”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais e Marketing da Marcopolo.

Com identidade visual redefinida nas cores amarela e prata, e mais moderno, as 220 unidades do Marcopolo Torino Express têm 18, 22 e 23 metros de comprimento total, chassis Volvo B340M e Mercedes-Benz O 500 MDA, e capacidade para transportar 181 passageiros (43 sentados e 138 em pé). Os veículos são equipados com tecnologias e itens para oferecer ainda mais conforto, segurança e comodidade para os passageiros, como sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone da cabine (tipo o utilizado no metrô), aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de iluminação diferenciada com cromoterapia no interior do veículo, rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade e cabine segredada para motorista.

27092022 Marcopolo BRT RJ 4

Os ônibus também contam com circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistema de próxima parada (que avisa, por intermédio de dispositivos audiovisuais, as próximas estações de desembarque), tomadas USB em todas as poltronas do modelo City Confort, botão de pânico na cabine do motorista e sistema de ar-condicionado. painel mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha ré.

27092022 Marcopolo BRT RJ 2

Fonte: Secco Consultoria de Comunicação
Imagens: Beth Santos


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.